Em entrevista ao Real Time, o diretor de transição energética da Be8, Camilo Adas, revelou que os veículos da Rota Sustentável percorreram 4 mil km com biocombustível, alcançando redução de quase 65% nas emissões de gases de efeito estufa. Resultado foi auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00Dois ônibus e dois caminhões da Mercedes-Benz percorreram mais de 4 mil quilômetros entre Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e em Belém, no Pará, movidos com combustível produzido pela B8.
00:21A iniciativa faz parte do projeto Rota Sustentável COP30, do Sul ao Norte, com energia renovável, que foi lançado no dia 20 de outubro, em Passo Fundo.
00:32O repórter Léo Valente acompanha a cobertura e traz todos os detalhes. Oi, Léo. Muito bom dia para você. Quero te ouvir a respeito dessa novidade tão importante.
00:42Oi, Eduardo. Bom dia para você e bom dia para todo mundo que está acompanhando o Real Time agora.
00:49A gente está aqui em Santo Antônio do Tauá, perto de Belém do Pará, capital do estado, acompanhando essa caravana comitiva com esses dois caminhões e dois ônibus da Mercedes-Benz,
01:00e dois deles abastecidos com o B8 Bivante, que é esse biocombustível feito 100% de fontes renováveis.
01:07E também na expectativa de saber dos resultados, que essa caravana, que percorreu mais de 4 mil quilômetros, desde Passo Fundo, lá no interior do Rio Grande do Sul, até aqui, em Belém do Pará,
01:18vai apresentar com essa comparação que foi feita e auditada pelo Instituto Mawad Tecnologia.
01:24Mas quem vai dar mais detalhes para a gente é o Camilo Adas, que é gerente de transição energética da B8, que está aqui do meu lado,
01:30para falar mais e trazer um pouco dessas novidades e do que foi apresentado já por essa comitiva aqui da Rota Sustentável COP30.
01:41Camilo, obrigado mais uma vez aqui por estar conversando com a gente.
01:43Já dá para antecipar alguns resultados desse estudo que foi feito? Bom dia.
01:49Bom dia, bom dia a todos. Dá sim. Na verdade, rodar mais de 4 mil quilômetros já dá para nós uma grande percepção, uma grande sensação do que foi.
01:58Obviamente, o resultado oficial, como você já disse, ele deve e precisa ser dado pelo Instituto Mawad Tecnologia,
02:06que é a auditoria independente responsável por isso, mas a gente já pode dar uma preliminar pelos controles do painel do veículo.
02:14Os resultados estão praticamente muito próximos, bastante similares, e a gente está atingindo quase praticamente aqueles 65% que a gente viu
02:24de redução de emissão de gás de efeito estufa, com um desempenho bastante adequado.
02:30Os veículos vieram a rota inteira, andando juntos e fazendo uma ótima performance.
02:35Isso, ou seja, além da questão da eficiência, o resultado de sustentabilidade também superou as expectativas.
02:42Exatamente, porque podemos agora oferecer já, agora, de uma maneira viável, economicamente viável,
02:50um produto que pode ser usado em qualquer caminhão ou ônibus com motor ciclo diesel,
02:54sem nenhum tipo de modificação, representando um resultado para o meio ambiente imediato.
03:00E isso vai ficar bem nítido aqui na COP30, mostrando para o mundo o que o Brasil é capaz.
03:05Isso, como é que vocês se sentem tendo feito essa iniciativa e também com o apoio da indústria automobilística,
03:11que dá uma chancela e dá um impulso ainda maior para essa possibilidade que já está disponível,
03:17algo que já é testado e que já pode ser usado também?
03:20Então, é tudo muito transversal.
03:23A indústria automobilística depende do combustível, o combustível é utilizado no veículo,
03:27então todos temos que trabalhar juntos em benefício do planeta, em benefício do país,
03:32em benefício da sociedade, porque um não consegue rodar sem o outro,
03:37e essa parceria, como você disse, é uma chancela muito forte de que isso dá certo.
03:42Como é que vai ser o trabalho agora de apresentação de resultados na COP30?
03:46Nós vamos fazer um grande evento no dia 11 de novembro, no nosso stand, no Pavilhão 2, às 11 horas.
03:52Juntos, Mercedes-Benz e BH, nós vamos mostrar os resultados e estão todos convidados a assistir e participar.
03:59Camilo, obrigado mais uma vez aqui, parabéns pela iniciativa das duas parceiras,
04:05tanto a BH quanto a Mercedes-Benz, nessa rota sustentável COP30 que a gente tem acompanhado desde o início.
04:12Então, a gente fica na expectativa agora pelos resultados que vão ser apresentados
04:17para a gente poder também compartilhar.
04:20Eduardo, a gente volta com você.
04:22Obrigado, Léo Valente, obrigado ao Camilo também pela entrevista.
Seja a primeira pessoa a comentar