O Hamas assumiu o compromisso de devolver a Israel os corpos dos reféns israelenses que permanecem na Faixa de Gaza. Nos últimos dias, cresceu o alerta de que o acordo de paz poderia estar fragilizado. A declaração do Hamas acontece após o presidente americano Donald Trump ameaçar atacar o grupo caso o acordo não fosse cumprido. O correspondente internacional Luca Bassani detalha o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Os assuntos internacionais contando que o Hamas assumiu o compromisso de devolver a Israel os corpos dos reféns israelenses que ainda continuam na faixa de Gaza.
00:12O Luca Bassani chega ao vivo e nos conta então, Luca, nos últimos dias aumentou o alerta de que o acordo de paz estaria em risco, ou seja, não seria seguido, honrado esse compromisso.
00:25Agora, com essa fala então do Hamas, acontece após o governo americano atacar o grupo se caso o acordo não for cumprido, inclusive em assassinar, executar os integrantes do Hamas.
00:40O que esperar sobre essas negociações e esse recente anúncio, Luca?
00:46Boa tarde a você, Bruno, Márcia, a todos que nos acompanham nesta sexta-feira em tempo real, exatamente o cenário que você acabou de descrever.
00:54Bom dia, vamos ver.
01:24Reencontros de mais de dois anos, muitos dos familiares inclusive não imaginavam rever aqueles homens que ficaram dois anos nos cativeiros do Hamas, mas os corpos de 28 israelenses também eram esperados.
01:37O Hamas devolveu dez corpos, sendo que um deles foi provado através de testes de DNA, de medicina forense que não pertence a nenhum dos reféns.
01:46Portanto, ainda dezenove corpos são esperados e há uma pressão muito grande dos familiares dos reféns que querem estes restos mortais para fazer um enterro digno a essas vítimas de guerra e que possam depois também ter essa questão como resolvida.
02:03Então, eles pressionam o governo de Israel e o governo de Israel, por sua vez, pressiona os mediadores e o próprio Hamas a cumprir a sua parte do acordo.
02:11Inclusive, metade da ajuda humanitária foi cessada por conta deste descumprimento do Hamas, que disse não ter capacidades técnicas para identificar e devolver todos os corpos.
02:24De acordo com o grupo terrorista, seriam necessários equipamentos de muita tecnologia para poder identificar, já que muitos destes reféns morreram no início da guerra.
02:34Então, eles se comprometeram, pediram mais tempo.
02:37O Israel, obviamente, como quer os corpos de volta, está concedendo esse tempo, mas não há nenhum prazo determinado.
02:43Portanto, vemos que o cessar-fogo é extremamente frágil e pode se quebrar, eventualmente, caso não haja o cumprimento destes critérios estabelecidos lá no Egito na semana passada.
02:53Agora, Luca, me chamou a atenção, essa semana, a uma fala de Donald Trump, dizendo se o Hamas não entregar as armas, nós vamos lá e vamos matá-los.
03:04Como é que isso repercutiu aí ao redor do mundo?
03:08Repercutiu de uma forma positiva, porque seja no mundo islâmico, seja fora, todo mundo sabe que negociar com o Hamas ou ter o Hamas governando a faixa de Gaza é um elemento de grande desestabilização e grande instabilidade.
03:23Então, todos querem que o Hamas saia do poder para poder fazer uma perspectiva positiva para a faixa de Gaza.
03:29Então, Donald Trump deixa bastante claro, ou saem por bem ou saem por mal com a interferência, obviamente, dos Estados Unidos, seu poderoso exército,
03:37e os israelenses que estavam militarmente muito próximos de dominar completamente 100% da faixa de Gaza antes do acordo de cessar-fogo ser assinado.
03:45Verdade, Luca, obrigada pelas suas informações, você volta ainda.
Seja a primeira pessoa a comentar