O Exército de Israel afirmou que manterá o acordo de cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, mesmo depois dos bombardeios que mataram cerca de 104 pessoas. Ambos os lados se acusam de violar a trégua.
Confira na íntegra em: https://youtube.com/live/nBGqQk_Ye1A
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos até a Europa agora, conversar com o nosso correspondente internacional, porque o Exército de Israel afirmou que manterá o acordo de cessar-fogo com Hamas na faixa de Gaza, mesmo depois dos bombardeios que mataram 104 pessoas.
00:14É o Luca Bassani que está conosco nesta manhã e tem os detalhes pra gente. Luca, bom dia.
00:19Bom dia a você também, Soraya, a todos que nos acompanham aqui no Jornal da Manhã.
00:23Quando acontecia essa operação no Rio de Janeiro e, obviamente, todos nós estávamos olhando internamente ao país, também havia a preocupação de uma quebra definitiva do cessar-fogo entre Israel e Hamas após a morte de um soldado israelense, que foi assassinado, segundo as próprias IDF, por membros do Hamas que atravessaram a linha amarela na cidade de Rafá.
00:50Essa cidade que é fronteiriça entre o Egito e a faixa de Gaza e que tem o perímetro agora controlado pelos israelenses de acordo com o próprio plano de paz de Donald Trump.
01:00A resposta de Israel envolveu vários bombardeios que deixaram cerca de 104 pessoas mortas e o grande temor era que após esta troca de hostilidades tão evidente, que a guerra pudesse ser retomada de forma imediata.
01:16Mas os mediadores conseguiram agir de forma bastante contundente e evitar com que este conflito pudesse ser reiniciado.
01:26De acordo com o próprio presidente Donald Trump, ele acha que Israel tem o direito, sim, de se defender caso haja uma quebra ou uma violação pontual do cessar-fogo,
01:36mas disse que fará de tudo para que as várias semanas, vários meses de negociação não sejam perdidos com uma guerra novamente acontecendo no Oriente Médio.
01:47Após estes dias conturbados, ambos os lados voltaram a se comprometer com o cessar-fogo, dizendo que esperam poder já implementar a segunda fase quando a primeira for concluída.
01:59O grande entrave para que isso aconteça é referente exatamente aos corpos dos reféns mortos ao longo destes dois anos.
02:07Cerca de 12 corpos ainda não foram repatriados e, segundo Israel, não se pode fazer uma nova retirada das suas tropas para um outro perímetro,
02:16enquanto esta primeira parte do acordo não for cumprida pelo Hamas, que, por sua vez, alega não ter capacidade técnica para encontrar os restos mortais destes reféns.
02:26É uma problemática crescente. Estas violações das condições do cessar-fogo foram vistas na semana passada e, nesta semana,
02:35a expectativa é que, com o retorno de Donald Trump aos Estados Unidos e a sua atenção voltada mais para esta questão,
02:42tudo possa se resolver ou, pelo menos, se encaminhar. Nós, como sempre, ficaremos aqui de olho para atualizar a nossa audiência ao longo desta semana e no final de semana também.
02:51Enquanto isso, ficam ambos os lados falando, ah, você que não cumpriu o acordo, você que violou, enfim.
02:59A gente vai ter que seguir acompanhando, sim. Luca, obrigada, viu, pelas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar