Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O presidente dos Correios, Emmanoel Schmidt Rondon, confirmou que a estatal fará um empréstimo de R$ 20 bilhões com garantia da União para reverter o prejuízo. O plano de reestruturação inclui renegociação com fornecedores, novas fontes de receita e um programa de demissão voluntária. As medidas foram apresentadas na sede da empresa, em Brasília, 21 dias após Rondon assumir o comando.
Reportagem: Igor Damasceno

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/Tf6ZE0-FcWw

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Amanhã e o presidente dos Correios, Emmanuel Rondon, apresentou planos da estatal para superar o prejuízo superior a 4 bilhões de reais no primeiro semestre.
00:10Entre as medidas estão empréstimo e demissões. Acompanhe com Igor Damasceno.
00:14O presidente dos Correios, Emmanuel Rondon, disse que desde que tomou posse, há 21 dias, tem feito reuniões com fornecedores, representantes de instituições financeiras e integrantes do governo para conter a crise na estatal.
00:31No primeiro semestre deste ano, os Correios tiveram prejuízo de 4 bilhões de reais, o maior déficit da história.
00:37Para reverter o problema, Emmanuel Rondon estuda um novo programa de demissão voluntária, corte de despesas administrativas, renegociação de dívidas atrasadas e diversificação de receitas.
00:52Ele descartou a privatização da estatal. Também explicou que a crise ocorre desde 2022 e é provocada principalmente pelo e-commerce.
01:02A nossa empresa não se adaptou de forma ágil a uma nova realidade e essa falta de adaptação fez com que a gente sofresse em termos de resultado, em termos de geração de caixa, em termos da operação em si.
01:17Então, nos últimos anos, o que vem acontecendo com a empresa, e isso vem de forma crescente aqui, a perda de market share, a perda de competitividade, vem fazendo com que a gente tenha perda de receita.
01:32Essa perda de receita impacta o caixa e ao impactar o caixa, aí eu falo principalmente nos últimos meses, a gente vem afetando a operação que potencializa esse ciclo negativo.
01:45Os Correios também negociam o empréstimo de 20 bilhões de reais com bancos públicos e privados. O valor deve ser garantido pelo Tesouro Nacional.
01:55Segundo o presidente do órgão, o montante é importante para manter a estatal em funcionamento até o ano que vem.
02:01A expectativa dele é que com o empréstimo, em 2027, os Correios superem os prejuízos.
02:08Essa operação está sendo entabulada dentro de condições adequadas para a gente ter o suporte à operação, mas que ela também seja viável para a gente poder fazer o cumprimento do próprio contrato de crédito que a gente vai assinar.
02:25Então, em termos de prazo, condições financeiras, taxa, a gente está negociando com bastante responsabilidade para que seja uma operação estruturante, para que a gente consiga fazer dessa operação uma ponte para a nova situação dos Correios que a gente enxerga já ali para frente.
02:41Mas a oposição ao governo, no Congresso Nacional, considera que esse empréstimo possa gerar um rombo nos cofres públicos, porque não haveria saúde financeira na estatal para pagar o montante emprestado.
02:55A oposição promete não permitir o empréstimo.
02:58Os Correios têm atualmente 85 mil funcionários pelo país.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado