O presidente de Taiwan anunciou um aumento no orçamento militar e um novo sistema de defesa aérea para proteger o espaço do país. A decisão vem após novas ameaças do governo chinês. O correspondente internacional Luca Bassani detalha o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Agora a gente segue com o noticiário internacional, porque o presidente de Taiwan anunciou o aumento do orçamento militar e um novo sistema de defesa aérea para proteger o espaço do país.
00:12Quem vai trazer as informações é o Luca Bassani, direto de Munique, na Alemanha, com esses detalhes.
00:18Luca, bem-vindo novamente.
00:20Claro que a gente vê aí um poderio militar cada vez maior, né?
00:24Exato, Márcia. É, inclusive, mais um daqueles conflitos que estão congelados há muito tempo, né?
00:32Lembrando que Taiwan é uma ilha, né? A ilha de Formosa tem um governo separado da China continental e é visto pelo governo de Pequim como uma república separatista, né?
00:44Como uma província rebelde, melhor dizendo.
00:47Obviamente que isso no contexto da guerra civil chinesa que acaba em 1949 com a fuga do Kuomintang de Chiang Kai-shek para essa localidade.
00:56Em Taiwan há sempre esse temor de que os chineses possam, no futuro, invadir, seja por água, seja por terra, seja por ar, essa ilha e tomar conta dos seus recursos, principalmente tecnológicos.
01:10Afinal, cerca de 50% dos semicondutores produzidos no mundo são produzidos em Taiwan e mais de 90% daqueles de alta tecnologia.
01:20Exatamente por isso e também numa data comemorativa de um feriado nacional, o presidente William Liu do país, ele acabou anunciando um novo sistema de defesa antiaéreo que vai ser chamado de T-Dome, né?
01:34Como se fosse a cúpula T, que será feita em várias camadas para proteger o espaço aéreo de Taiwan e também monitorar todas as possíveis intercorrências ou interferências de drones ou de outras aeronaves.
01:47Obviamente que o governo de Pequim não vê essas iniciativas com bons olhos e disse que esse separatismo não deverá florescer no futuro.
01:56Obviamente que a gente vai ficar de olho nessa questão também, já que envolve os interesses militares e também econômicos de grandes potências do mundo, na região da Ásia Pacífica.
02:06Obrigado pelas informações. Já já voltamos a conversar.
Seja a primeira pessoa a comentar