O ministro do Esporte, André Fufuca, direcionou em setembro mais da metade da verba de investimentos da pasta para o Maranhão, seu estado natal, enquanto é pressionado pelo PP a deixar o governo Lula. Fufuca pretende se candidatar ao Senado e aproveita os recursos para obras de quadras poliesportivas, estádios e espaços comunitários nos municípios maranhenses. Cristiano Vilela e Luiz Felipe D'Avila comentaram. Reportagem: Igor Damasceno Comentaristas: Cristiano Vilela e Luiz Felipe D'Avila
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/B7m-aRYndrY
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Agora são 8 horas e 42 minutos, a gente volta lá pra Brasília porque em meio a pressão pra deixar o governo, o ministro do esporte André Fufuca aumentou o repasse de verbas para o próprio reduto eleitoral.
00:12Ao vivo quem tem os detalhes é o Igor Damasceno, que conta pra gente o que diz essa pasta, Igor.
00:17Paula, o reduto eleitoral de André Fufuca, atual ministro do esporte, é o estado do Maranhão e de acordo com dados oficiais, de janeiro ao início de outubro deste ano, cerca de 82 milhões de reais do ministério do esporte foi enviado para o estado do Maranhão com autorização do ministro André Fufuca.
00:44São 75 dos 217 municípios do estado que foram beneficiados com esses aportes milionários.
00:53Só pra gente ter uma ideia, em todo o ano passado o Maranhão recebeu algo em torno de 40 milhões de reais em investimentos, ou seja, o ano nem acabou ainda de 2025 e já há mais que o dobro de investimentos do ministério do esporte no estado do Maranhão.
01:11De acordo com informações do governo federal, esses aportes financeiros servem para a construção de estados de futebol, também quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário ali para esses 75 municípios beneficiados.
01:30Agora, o que chama a atenção é que o ministro André Fufuca aumentou o repasse desse dinheiro público no mês de setembro, mês em que ele passou a ser pressionado pelo partido progressista, o qual ele é filiado, para deixar o governo federal.
01:47O progressista desembarcou da base aliada ao governo federal e agora exige que Fufuca entregue o cargo, sabendo que há esse risco de deixar o cargo, então coincidiu com o aumento de repasses no mês de setembro.
02:03Agora, o que chama a atenção é que Fufuca tem utilizado, e essa é uma conversa de bastidor, tem utilizado o ministério do esporte como uma vitrine para ganhar mais força política, mais capital político no estado do Maranhão.
02:18Haja vista que ele quer ser candidato ao Senado pelo estado no ano que vem e utiliza a pasta do esporte para ganhar mais força política.
02:28Então, chamou a atenção que, no momento em que ele é convidado a se retirar do cargo pelo partido, aumenta-se o número de repasse para o estado do Maranhão, estado esse o qual ele quer competir pelo Senado no ano que vem.
02:42Em nota, o Ministério do Esporte diz que a distribuição de recursos federais segue critérios técnicos e legais, conforme demanda apresentada pelos próprios estados e municípios.
02:54Sobre o aumento de recursos no mês de setembro, o Ministério afirma que a demora do Congresso para a aprovação do orçamento de 2025 represou os recursos para o segundo semestre, deixando então essa liberação para o mês passado.
03:10Então, segundo o Ministério, foram os próprios prefeitos que apresentaram demandas.
03:15O Ministério do Esporte tinha ali essa verba e, dentro dos critérios legais, liberou o dinheiro público para a construção dessas quadras e estádios de futebol lá no estado do Maranhão.
03:27Até o momento, estados como Amazonas e Acre não receberam nenhum investimento parecido como recebeu o estado do Maranhão.
03:35A gente vai seguir acompanhando para saber qual vai ser o futuro de Fufuca, porque ele continua pressionado pelo partido a deixar o governo federal.
03:44É isso, se deixa ou não o cargo. Informações com o Igor Damasceno.
03:47Eu quero chamar os nossos comentaristas.
03:49Curioso, primeiramente, Cristiano Villela, no momento em que ele é convidado a deixar o cargo, aumentar esse repasse de verba para o reduto eleitoral.
04:00Como que você vê essa manobra? O Igor Damasceno citou que é um critério técnico, ou seja, já era previsto?
04:09Pois é. Olha, Paula, isso fica muito evidenciado, especialmente vindo nesse momento, que o critério técnico, na verdade, tudo indica que seja um critério político,
04:20de acordo com interesses políticos e eleitorais da pasta, que demonstra que o fato do ministro ser do estado do Maranhão,
04:28ser candidato nas próximas eleições pelo estado do Maranhão, tentar articular, inclusive, uma candidatura às eleições para o Senado no estado,
04:38que isso tudo acaba fazendo com que haja esse direcionamento de recursos para o estado,
04:44que, embora, claro, o estado precisa, mas as outras 26 unidades da federação precisam igualmente.
04:52Infelizmente, o que a gente tem visto, não só na pasta do esporte, mas em diversas atuações do governo,
04:59é um evidenciado encaminhamento eleitoral das atividades governamentais.
05:04Ao longo desse ano de 2025, o presidente da república, diversos ministros, falam abertamente no tom do presidente Lula,
05:13como sendo a figura que tem feito isso, que tem feito aquilo, deixam claramente escancarado o projeto de reeleição para 2026.
05:24Esse sentido acaba fazendo com que, primeiro, seja personalizado o uso das atividades do estado,
05:33o que é vedado pela constituição, foge totalmente ao nosso estado de direito,
05:39e, em segundo, faz com que quem esteja na máquina acabe largando na frente,
05:44tendo uma estrutura diferenciada em relação aos seus opositores.
05:48Isso acontece em nível federal de uma forma geral e, pelo visto,
05:53vem acontecendo com os ministros que têm os seus interesses regionalizados.
05:58Ô Dávila, e já está meio que virando uma novela, né?
06:01Essa história do sai ou fica no ministério para o André Fufuca, né?
06:06É, Nonato. Sai ou fica é quieto ficar no ministério,
06:11porque, como nós já falamos aqui no Jornal da Manhã,
06:14três estados brasileiros recebem, as pessoas recebem mais dinheiro do governo
06:20do que trabalhador com carteira assinada.
06:24E Fufuca está no estado do Maranhão, que é um dos recordistas de verba do governo.
06:30E ele, num ato de sinceridade, declarou em alto e bom som,
06:36eu estou com Lula, com Lula do Bolsa Família, do Vale Gás, do Pé de Meia,
06:41do Lula do Mais Médicos, do Fies, ou seja, ele está com o dono do cheque,
06:48aquele que garante a maior parte da renda para o povo maranhense.
06:54E Fufuca não quer perder este cheque e esta boca.
06:58Por isso, ficará com Lula e trairá o seu partido.
Seja a primeira pessoa a comentar