Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Empresários se reuniram em São Paulo para discutir os desafios do aumento da demanda por energia elétrica no Brasil. O encontro abordou soluções estratégicas e tendências do setor, em um cenário considerado desafiador para empresas de diferentes segmentos.
Reportagem: Matheus Dias

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/pJaYWJN2DKo

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Em um evento realizado em São Paulo, empresários se encontraram para discutir o aumento da demanda por energia elétrica no Brasil.
00:09A reportagem é de Matheus Dias.
00:11Em São Paulo, empresários se reuniram para discutir a alta demanda por energia elétrica no Brasil e como as empresas estão lidando com esse cenário desafiador.
00:21Marcos Kennegan, presidente do Mercado e Opinião e anfitrião do evento, diz que a possibilidade da falta de energia no futuro deve ser observada com atenção.
00:32Conversando com várias pessoas, Mercado e Opinião é um grupo multissetorial, vários membros têm trazido essa dor para a gente.
00:40Como os outros membros, outros colegas do grupo estão resolvendo essa questão, se vai faltar, como eles estão fazendo, como eles pretendem solucionar essa dor.
00:50se eles realmente acreditam que vai faltar energia.
00:53Tuta Neto, diretor de novos negócios do grupo Jovem Pan, chamou a atenção para a disparada da demanda energética puxada pelo avanço tecnológico.
01:03Sobretudo com a necessidade maior de data centers.
01:06Com o advento da inteligência artificial, a necessidade de energia pelos data centers, tem uma oportunidade de mercado absurda.
01:13E tem um risco também enorme, que é o risco de faltar energia.
01:17Porque esses caras vão consumir, eles estão dispostos a pagar, e o consumidor final pode sair prejudicado com isso.
01:23Em novembro de 2023, parte da cidade de São Paulo ficou quatro dias sem luz, enquanto em outubro de 2024 foram seis dias de blackout.
01:31Juntos, os dois apagões geraram mais de dois bilhões de reais em prejuízos para os setores do varejo e de serviços.
01:39Hoje o desafio é proteger as empresas, em um cenário no qual novas tecnologias, como a inteligência artificial, tendem a consumir cada vez mais energia.
01:49No Brasil, uma das principais apostas na geração de energia vem do etanol de milho e da cana-de-açúcar, uma fonte considerada limpa.
01:57Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo é diretor comercial da usina Altamogiana e defende que esse segmento pode proteger o Brasil de possíveis faltas de energia.
02:08A safra normalmente começa em abril e se estende até agora novembro, dezembro.
02:16Coincidentemente, esse é o período onde os reservatórios das hidrelétricas estão mais baixos.
02:22Em anos anteriores, quando nós tivemos reservatórios baixos, o suficiente para gerar algum risco de apagão ou alguma bandeira vermelha,
02:33foi justamente essa energia gerada pelo bagasso de cana que ajudou a suprir a energia elétrica enquanto a chuva não voltava em outubro, novembro, dezembro.
02:45O CEO da Multilaser, Alexandre Ostroviec, reforça que a transição energética é a grande agenda no mundo todo, elevando o risco, inclusive, de conflitos.
02:55Toda a sociedade tem que estar muito focada na geração de energia, uma vez que o consumo tem aumentado muito mais do que o PIB dos países e, claro, agora uma pegada cada vez mais limpa.
03:07O CEO da Aliança Metalúrgica, Marcos Bastos, busca essa renovação na indústria.
03:12Porque nós temos que, de fato, levar para a sociedade o melhor que a gente pode dentro de uma indústria metalúrgica.
03:18Então, é uma preocupação nossa e eu vim aqui buscar o que tem de tecnologia para poder aplicar na indústria da Aliança.
03:26Gustavo Estrela, CEO da Companhia de Energia CPFL, busca tranquilizar o debate.
03:32O Brasil hoje tem uma posição super confortável, inclusive tem uma sobraferta de energia e uma matriz que é extremamente limpa e renovável.
03:40É um modelo, um exemplo para o mundo inteiro, uma economia do tamanho da nossa, que é uma matriz tão limpa como a que nós temos.
03:47Atualmente, 55% da geração de energia elétrica no Brasil depende das usinas hidrelétricas.
03:55Cenário que reforça a importância da busca de alternativas em função das mudanças climáticas.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado