Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, assumiu a relatoria de duas ações que questionam as regras para o processo de impeachment de ministros da Corte. Nesta quarta-feira (17), ele fixou prazo de cinco dias para que o Congresso Nacional e a Presidência da República enviem informações sobre o rito do processo.
Reportagem: Janaína Camelo

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/gNqSC5aLdsk

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, deu um prazo de cinco dias para o Congresso Nacional e a Presidência da República
00:07encaminharem informações sobre o rito do processo de impeachment contra os juízes da Corte.
00:13Acompanhe com a Janaína Camelo.
00:15Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a PEC da blindagem, no STF, ministros deram decisões que podem acirrar ainda mais a relação entre os dois poderes.
00:24Gilmar Mendes, decano da Corte, pediu explicações à Presidência da República e ao Congresso Nacional sobre o atual rito do processo de impeachment dos ministros da Corte.
00:35As informações irão subsidiar a eventual decisão sobre duas ações que questionam trechos da lei do impeachment.
00:42Essas ações foram apresentadas ao STF na terça-feira, no mesmo dia em que foi aprovada a PEC da blindagem.
00:47Hoje, compete ao Senado processar e julgar ministros do STF quanto a crimes de responsabilidade e qualquer cidadão pode fazer a denúncia.
00:56Além disso, tramita no Congresso proposta que aumenta o rol de crimes de responsabilidade que podem levar o ministro do STF a sofrer um impeachment.
01:05As ações foram apresentadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros e pelo Partido Solidariedade.
01:11Um dos questionamentos é o número de votos necessários para se instaurar no Congresso um processo de impeachment a ministro do STF, que hoje é de maioria simples do Senado.
01:22As ações pedem maioria qualificada, de dois terços dos parlamentares, mesmo quórum exigido para aprovação de uma indicação de um ministro ao STF.
01:30As ações pedem ainda que a denúncia seja feita apenas pelo Procurador-Geral da República, alegando que a atuação de um ministro do Supremo exige maior rigor.
01:39A relatoria das duas ações foi distribuída para o ministro Jumar Mendes, porque ele é relator de um processo que trata sobre o mesmo tema.
01:47O ministro também deu o prazo de cinco dias para que a AGU e a PGR se manifestem após as informações serem apresentadas pela Presidência da República e pelo Congresso Nacional.
01:58Em outra frente, o ministro Flávio Dino também pediu que a AGU e a PGR se manifestem em relação às ações que questionam a legalidade das emendas parlamentares de execução obrigatória, as impositivas, como as emendas PIX, por exemplo.
02:15Essa decisão do ministro sinaliza que após isso ele deve liberar os processos para julgamento no plenário.
02:22Uma das ações acusa o Congresso Nacional de ainda estar praticando o chamado Orçamento Secreto, já declarado inconstitucional pelo Supremo.
02:30É com base nessas ações que o ministro Flávio Dino tem tomado decisões nos últimos meses em relação a emendas parlamentares, que foram até suspensas por determinação do ministro.
02:40Também em decisão desta quarta-feira, a Dino deu 15 dias para que o TCU e a AGU apresentem um cronograma de fiscalização das emendas PIX indicadas entre 2020 e 2024.
02:51Relatório da Controladoria Geral da União apontou falhas na execução dos valores em diversas emendas indicadas nesse período.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado