A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve protocolar, até o fim desta quarta-feira (03), as alegações finais no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a ação penal que investiga o núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado em 2022. A ação envolve sete acusados que teriam propagado notícias falsas e atacado instituições e autoridades. Reportagem: Aline Becketty
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/FyQDEyIc3hw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos movimentar nossa reportagem mais de uma vez, a Procuradoria-Geral da República tem até hoje para entregar as alegações finais do núcleo 4 da suposta trama golpista.
00:12Aline Becht chega ao vivo direto de Brasília com todas as informações para a gente, mais um dia também, né Aline, que você vai acompanhar aí em loco o segundo dia de julgamentos.
00:23Bom dia para você.
00:24Exatamente, Soraya, bom dia a você, ao Nonato, a todos que nos acompanham, estamos aqui novamente na frente da igreja, onde fica o plenário da primeira turma do Supremo Tribunal Federal.
00:38Logo mais, a partir das 9 horas da manhã, a gente vai ter ali as sustentações, o restante das sustentações orais do núcleo 1.
00:46Em relação ao prazo que foi dado pelo ministro Alexandre de Moraes à PGR sobre a apresentação das alegações finais do núcleo 4, ele termina hoje, terminado esse prazo, começa então o prazo das defesas dos réus, dos sete integrantes do núcleo 4.
01:03Eles são acusados de organização criminosa e tentativa de golpe de Estado, isso segundo ali os crimes que foram apontados pela Procuradoria-Geral da República.
01:15São acusados de terem praticado a desinformação em relação às urnas eletrônicas após as eleições de 2022 e até mesmo de fazer o monitoramento de autoridades, especialmente os ministros do Supremo Tribunal Federal.
01:30Eles ficaram mais conhecidos como os quides pretos, são eles.
01:34Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva do Exército, Ângelo Martins, major da reserva do Exército, Jean-Carlo Gomes Rodrigues, subtenente do Exército, Guilherme Marques de Almeida, tenente coronel do Exército,
01:48Reginaldo Vieira de Abreu, coronel do Exército, Marcelo Araújo, policial federal e Carlos César, que é o presidente do Instituto Voto Legal.
01:57E aí, finalizada então essas etapas das alegações finais, o ministro Alexandre de Moraes vai concluir então ali o seu parecer.
02:04Aí ele encaminha aqui para a primeira turma do Supremo Tribunal Federal, onde será marcada a data do julgamento final então do Núcleo 4.
02:13Para hoje, a gente vem acompanhando desde ontem o início do julgamento do Núcleo 1, toda a movimentação, toda a repercussão, os bastidores em relação também às defesas.
02:23Ontem nós tivemos a apresentação do relatório por parte do ministro Alexandre de Moraes, tivemos a apresentação da acusação por parte do procurador-geral Paulo Gonê da PGR
02:33e após isso tivemos as sustentações orais de Mauro Cid, que boa parte da sustentação foi em defesa da delação premiada de Mauro Cid,
02:42utilizada nessa investigação pela Polícia Federal, feita pela PF.
02:47A sustentação de ramagem que pediu para que o STF não inclua elementos da ABIN paralela, do processo da ABIN paralela, neste processo, neste julgamento.
02:58Eles chegaram a ressaltar que a PGR cometeu equívocos graves em relação à ABIN paralela.
03:04A sustentação também de Almir Garnier, que falou muito sobre a questão da liberdade de expressão,
03:10ele disse que não se pode criminalizar o dissenso e negou qualquer participação em qualquer reunião sobre essa tentativa de golpe de Estado.
03:20E por último, foi a defesa de Anderson Torres, que disse que foi promovido um lixamento moral contra Torres
03:26e em relação à minuta, eles disseram que ela foi recebida de forma circunstancial, sem valor.
03:32Para hoje, nós teremos as sustentações orais das defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro, de Augusto Aleno, Walter Braga Neto
03:40e também Paulo Sérgio Nogueira, que foi o único que compareceu ontem aqui ao Supremo Tribunal Federal.
03:46Então, a gente segue aqui acompanhando toda essa repercussão, como vocês podem ver aqui atrás,
03:51já tem uma fila de jornalistas se movimentando ali para poder pegar as suas credenciais
03:57para entrar lá para o plenário e acompanhar na primeira turma aqui da Suprema Corte.
04:02Mais de 500 jornalistas foram credenciados para este julgamento do Núcleo 1, 66 são jornalistas estrangeiros.
04:11A gente acompanha tudo, qualquer coisa, a gente volta aqui durante a programação da Jovem Pan News, Soraya.
04:16Combinado, então. Aline Beck, te obrigada pelas suas informações.
04:20Daqui a pouquinho você retorna aqui ao Jornal da Manhã.
Seja a primeira pessoa a comentar