Luiz Felipe D’Avila debate o futuro do PCC após a megaoperação da Polícia Federal. Para D’Avila, a ação é apenas o “primeiro passo de uma longa caminhada” no combate ao crime organizado.
Assista na íntegra: https://youtube.com/live/ccdSi-vjU_c
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O PCC sofreu um duro golpe nesta quinta-feira ao ser alvo de uma mega-operação que tem o objetivo de desarticular um esquema criminoso bilionário em vários setores da economia.
00:12Batizada de carbono oculto, essa ação, que contou com cerca de 1.400 agentes, mirou postos de combustíveis controlados pela facção,
00:22que movimentaram 52 bilhões de reais entre os anos de 2020 e 2024, além de 350 alvos, sendo 42 deles concentrados na Avenida Faria Lima,
00:34e que possuem 40 fundos de investimentos usados para blindar e investir em recursos do crime, cujo patrimônio estaria avaliado em 30 bilhões de reais.
00:44As investigações revelam que o grupo ligado ao PCC atua em várias ilegalidades, como adulteração de combustível, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, fraudes fiscais e estelionato.
00:59Chamar os nossos comentaristas, a gente vai trazer uma série de detalhes, informações, impressões, repercussões dessa mega-operação.
01:07O Luiz Felipe Dávila está ao vivo, já a postos, preparado. Dávila, seja muito bem-vindo, viu? Ótima noite a você.
01:14Essa operação foi a principal notícia do dia, os detalhes revelados de uma mega-operação que envolvia muitas empresas, bancos digitais, figuras que tinham muito dinheiro, muito recurso investido.
01:32Enfim, o PCC sofrendo um duro golpe, como diz a manchete principal, maior operação da história. Pode ser o início de uma virada, Dávila?
01:42Boa noite, Caniato. Boa noite, meus colegas de bancada e boa noite a nossa querida audiência.
01:48Caniato, é o início de uma campanha para desmantelar a organização PCC e sua movimentação financeira.
01:58Mas é apenas o primeiro passo numa longa caminhada que temos pela frente.
02:04Isso mostra, mais uma vez, o trabalho em equipe da Polícia Estadual, tanto Polícia Civil como Federal, em parceria com a Polícia Federal.
02:16Esses órgãos todos trabalhando conjuntamente na inteligência para começar a mapear a movimentação dos recursos do PCC.
02:26Uma entidade criminosa que movimenta mais de 52 bilhões de reais por ano, é óbvio que atrai clientela de tudo quanto é lado, principalmente no mercado financeiro.
02:39Nós aqui nos Pingos, nos Is, cansamos de falar como o PCC utiliza negócios legais no mercado financeiro, bets, fintechs e outras operações financeiras para lavagem de dinheiro.
02:52Como é a questão do setor imobiliário, outro setor muito importante, juntamente com combustível, transporte, coleta de lixo e tantas outras atividades.
03:04Então, essa movimentação gigantesca de 52 bilhões de reais acaba atraindo parceiros de todos os lados, principalmente parceiros sem escrúpulos, que pensam apenas no lucro.
03:16Mas o fato, Caniato, é que para desmantelar esta operação, nós precisamos daquilo que sempre dissemos aqui, uma lei antimáfia bem organizada, bem orquestrada,
03:28que envolva Receita Federal, Coaf, outros órgãos, para que esta campanha seja permanente e não apenas uma atuação exitosa da combinação do esforço de inteligência de várias polícias.
03:44Isso é uma operação, só que é uma operação constante que nós precisamos para desmantelar o crime organizado.
03:51E mais, Caniato, nós precisamos parceria com organizações internacionais, como Interpol e outras organizações,
04:00porque o PCC não movimenta só dinheiro no Brasil, movimenta dinheiro de maneira transnacional.
04:06Por isso, foi uma primeira campanha vitoriosa da inteligência da polícia para desmantelar esse grande esquema envolvido em várias instituições da Faria Lima,
04:18do berço do centro financeiro do Brasil.
04:20Mas uma operação não resolve esta movimentação gigantesca de recursos.
04:27Precisamos cooperação permanente dessas outras instituições, como Coaf e Receita Federal,
04:35para que nós possamos realmente desmantelar, sufocar as operações financeiras do crime organizado,
04:42que cada vez mais permeiam os negócios lícitos no país.
Seja a primeira pessoa a comentar