Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
Uma nova pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança em todos os cenários para a eleição presidencial de 2026. A pesquisa indica que Lula possui a preferência dos eleitores, consolidando sua posição à frente de potenciais adversários. Dora Kramer e Cristiano Vilela repercutem os resultados e analisam os próximos passos no cenário político nacional, mirando à sucessão presidencial.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/Rw7-V4fVuaI

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalJP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Eleições 2026, a pesquisa Quest, divulgada hoje, aponta os cenários envolvendo o presidente Lula e possíveis adversários.
00:09A gente vai conferir agora, aqui no nosso telão, pra você que nos acompanha, temos os cenários inicialmente de primeiro turno.
00:15Intenção de votos pra presidente 2026, cenário 1 estimulado, Lula tem 32% das intenções de voto.
00:23Um cenário com Jair Bolsonaro, 26% o ex-presidente. Na sequência, Ciro Gomes do PDT com 8%, Ratinho Júnior com 6%, Ronaldo Caiado 3%, Romeu Zema 2% e Branco Nulo não vota 14%, Indecisos 9% esse primeiro cenário.
00:42Um outro cenário, também de primeiro turno, o presidente Lula tem 30% quando a adversária direta dele é Michele Bolsonaro.
00:51Ela tem 19% das intenções. Ciro Gomes 10%, Ratinho Júnior 7%, Ronaldo Caiado 5%, Zema 4%, Indecisos 9%, Branco Nulo não vota 16%.
01:03Mais um cenário de primeiro turno que foi feito, a projeção pela Quest Lula, tem 32%, quando o adversário dele é Tarcísio de Freitas, que tem 15%.
01:15Cenário de primeiro turno, cenário de primeiro turno ainda. Ciro Gomes 12%, Caiado 5%, Romeu Zema 4%, 21% nesse cenário, Branco Nulo ou não vota e 11% Indecisos.
01:29Na sequência, nós temos a projeção que foi feita para o segundo turno, a projeção do segundo turno, o presidente Lula tem 31%, quando o adversário direto dele é Eduardo Bolsonaro, 15%, Ciro Gomes 11%, Ratinho 7%, Ronaldo Caiado 5%, Romeu Zema 5%, Indecisos 10%, Branco Nulo não vota 16%.
01:53Então, são essas as projeções em relação ao segundo turno, quando o adversário é Eduardo Bolsonaro.
02:00Temos mais um destaque, que chega aqui no nosso telão, agora que intenções de voto presente em 2026.
02:08Aqui, 41%, aqui a projeção de segundo turno, 41% Lula, 37% Tarcísio de Freitas.
02:16Então, nesse quesito, nessa projeção, os dois estão empatados tecnicamente.
02:23Branco Nulo não vota 15%, 7% Indecisos.
02:26Então, foram todas as primeiras projeções de primeiro turno e agora essa projeção da GenelQuest em relação ao segundo turno.
02:35Vou chamar, claro, os nossos comentaristas, Dora Kramer, apesar da pesquisa colocar Jair Bolsonaro.
02:41Sei que você não gosta de falar sobre hipóteses, já que ele está inelegível, mas esse cenário mostra o quê?
02:48Já uma recuperação do presidente Lula em relação aos adversários em primeiro turno e também o segundo turno, mostrando Lula e o governador de São Paulo empatados, tecnicamente.
02:59Olha, a pesquisa é boa pro Lula, claro, porque na pesquisa anterior, da Quest, ele aparecia empatado no primeiro turno com esses adversários, Tarcísio, Michele, Bolsonaro.
03:13E agora ele descolou. Ele descolou uns pontos, foi adiante.
03:19Agora, no segundo turno, a pesquisa também não é ruim pro governador Tarcísio de Freitas, que veja, ele tá passando um momento difícil, foi bombardeado aí por causa da questão da atitude dele do Tarifácio,
03:30e aparece em segundo turno ali, numa situação de empate técnico com o Lula.
03:36Então, é bom. Agora, eu acho você, não é que eu não gosto de falar sobre hipótese, Tiago, eu não gosto de levar muito a ferro e fogo a pesquisa de intenção de voto.
03:47Nessa altura, eu levo em consideração a pesquisa sobre avaliação de desempenho. Por quê?
03:54Porque a avaliação do desempenho, ela reflete a opinião das pessoas sobre uma coisa concreta, o desempenho do governante, desse, daquele, naquele momento.
04:04Já a intenção de voto é uma ficção, porque é sobre uma realidade que não existe.
04:11Não existe eleição, não existe campanha oficial, né?
04:15Então, é uma coisa que a gente acompanha, todos os jornalistas, eu mesmo adoro, tá?
04:20Adoro ver pesquisa e tal, mas eu sempre fico meio inibida de comentar, porque é óbvio que eu tô comentando sobre uma coisa inexistente na realidade, do ponto de vista concreto, claro.
04:32É, e todas essas pesquisas, não é, Vilela, trazem aquela discussão, o possível adversário do presidente Lula.
04:39Claro, se na hipótese, ele saindo à reeleição, que é o que, pelo menos hoje, não é, a leitura de hoje, que ele vai sair pra reeleição, é saber qual o adversário mais forte que ele teria pela frente.
04:51Exatamente, Tiago, e nesse sentido, o que a pesquisa tem colocado é que, tirando o ex-presidente Bolsonaro, que na fotografia de hoje está inelegível e, portanto, não pode ser candidato às eleições de 2026,
05:04o nome que vai se descolando desse pelotão de oposição é o nome do governador Tarcísio.
05:11Você vê que, dos nomes testados, especialmente daqueles mais próximos ao ex-presidente Bolsonaro, o nome que consegue, de alguma forma, rivalizar com o presidente Lula no segundo turno é o do governador Tarcísio.
05:25E aí, nesse sentido, o nome dele acaba ganhando força, naturalmente, e em momentos como esse que a gente vive, de grandes ataques, é natural que o seu nome, ele seja submetido ao escrutínio,
05:37que ele vá pra vitrine e a capacidade do governador em solucionar esse tipo de problema pode dar uma amostra da eventual resiliência que seu nome tenha
05:47e, com isso, demonstrar um certo fortalecimento pra que, se mantendo a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, o governador paulista possa ser o indicado desse grupo de oposição.

Recomendado