Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 03/06/2025
O primeiro debate entre os candidatos à presidência do PT (Partido dos Trabalhadores) foi marcado pelo isolamento de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP) e favorito na disputa, com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de críticas direcionadas ao governo.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/6oxTfi8-HEo

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A eleição do novo presidente do PT está marcada para o dia 6 de julho e o primeiro debate entre os quatro candidatos realizado ontem em Brasília ficou marcado por críticas ao favorito na disputa e ao próprio governo Lula. O Pedro Trito tem os detalhes.
00:15O primeiro debate antes da eleição interna do PT reuniu o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, Romênio Pereira, o deputado federal Rui Falcão, que já presidiu a sigla, e Walter Pomar. Com Edinho mais próximo de Lula e favorito na disputa, os rivais concentraram os ataques no adversário e no próprio governo. Para Rui Falcão, as medidas adotadas pelo ministro Fernando Haddad representam perdas de direitos dos trabalhadores.
00:44E quero crer que esse pacote do corte de gastos, como algumas das políticas que a gente vem travando na área econômica, é um dos fatores que tem contribuído para que o presidente Lula não tenha recuperado ainda toda a popularidade.
01:01O deputado ainda defendeu regimes ditatoriais ao defender que o PT não pode perder a identidade sob nova direção.
01:08E para ser anticapitalista e antiimperialista, nós vamos reforçar a nossa solidariedade a Cuba, a Venezuela, a todos os povos que lutam contra a opressão e a exploração.
01:23Na mesma linha, Walter Pomar acusou Edinho de não querer discutir questões centrais para a legenda, como o futuro do socialismo, além de culpar a cúpula do Congresso, o Banco Central e o próprio Ministério da Fazenda pela falta de políticas sociais.
01:39Que só vão existir se a gente derrotar a banca, o Hugo Mota e a maioria de direita do Congresso, uma parte do Ministério da Fazenda e o Banco Central agora indicado por nós, que querem cortar na carne e acabar com os direitos constitucionais, acabar com os pisos, acabar com a política de valorização do salário mínimo.
01:59Para Romênio Pereira, o presidente Lula está distante da base que o elegeu.
02:03Quando o nosso presidente vai aos estados, não pode sequer chegar perto do palanque. Nós precisamos animar a nossa militância. O presidente precisa falar mais com o povo. Então, assim, isso é uma reclamação que eu tenho ouvido muito.
02:20Edinho Silva rebateu os adversários, rebateu as críticas dos rivais quanto à falta de interesse por temas históricos ligados ao PT.
02:29Mas, efetivamente, eu não trato o socialismo como se fosse uma tomada de assalto de poder de dentro de um gabinete.
02:37Para mim, a construção da correlação de forças se dá na base. E aí a economia solidária é instrumento de organização, sim.
02:44O orçamento participativo é instrumento de organização, sim. A participação nos conselhos populares, nos conselhos gestores e políticas públicas é organização, sim.
02:55É disputar a consciência da classe trabalhadora.
02:58Ele ainda citou o avanço da direita no Brasil e no mundo e disse que o partido precisa estar forte para encarar desafios a partir de 2026.
03:07A eleição de 2026, efetivamente, será a última eleição que o presidente Lula estará nas urnas representando o nosso projeto e representando a nossa construção partidária.
03:19Claro que o presidente Lula vai continuar influenciando nos rumos do PT, mas ele não estará na relação direta de disputa de projeto com a nossa sociedade.
03:30E quero reproduzir aqui uma frase do presidente Lula que, para mim, ela é histórica e ela é emblemática.
03:37O sucessor do presidente Lula não será um nome. O sucessor do presidente Lula será o PT.
03:43A eleição para a presidência do PT está marcada para o dia 6 de julho.

Recomendado