Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 4 meses
Em viagem à China, o presidente Lula criticou nesta quinta-feira (13) o uso do dólar como moeda para negócios internacionais, um dia após a primeira transação entre os dois países sem a moeda.

Em discurso na cerimônia de posse de Dilma Rousseff no banco dos Brics, o presidente defendeu o uso de uma moeda única entre os países do bloco — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Cadastre-se para receber nossa newsletter:
https://bit.ly/2Gl9AdL​

Confira mais notícias em nosso site:
https://oantagonista.uol.com.br/
https://crusoe.uol.com.br/

Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista​
https://www.twitter.com/o_antagonista
​https://www.instagram.com/o_antagonista
https://www.tiktok.com/@oantagonista_oficial

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Muito bem. Aí o Lula, lá na China também, treinando o mandarim dele em alinhamento automático com o Xi Jinping, chinês, já questionou o dólar.
00:14Esse aqui é o momento Dilma. Por que não podemos fazer o nosso comércio lastreado na nossa moeda? Questionou o Lula.
00:24Nós precisamos ter uma moeda que transforme os países numa situação um pouco mais tranquila. Por que hoje um país precisa correr atrás de dólar para poder exportar, quando ele poderia exportar em sua própria moeda? E os bancos centrais certamente poderiam cuidar disso.
00:39Tem algumas coisas nessa discussão que são simples. Por exemplo, você gostaria de vender algo para a Argentina e a Argentina te pagar em peso?
00:53Esse é um dos problemas, a gente pode entender. O Lula fala que depois do padrão ouro, quando acabou o padrão ouro, por que foi o dólar?
01:03Por que não o real? Já respondi isso lá no começo. Por que não existia real? Simples. E a gente entraria numa crise econômica gigante logo em seguida.
01:15Então, já indicava, provavelmente já tinham indicadores de que não seria um bom negócio a moeda brasileira ser a moeda para garantir conversibilidade no mundo.
01:26E ele fala isso bem no dia, um pouquinho depois do registro da primeira transação do Banco Industrial Comercial da China, o ICBC, que é na sede do inglês aí, é o Banco Industrial Comercial da China,
01:43ter concluído com sucesso a primeira transação em renminbi, a moeda chinesa, ou yuan.
01:49Então, o que aconteceu? Eles colocaram um banco aqui dentro que, como é que se diz, fica com esses renminbi aqui e garante para você a conversibilidade da moeda.
02:01Isso é uma coisa muito inteligente dos chineses. Então, vamos supor, a Vale vende minério de ferro para a China, ela não precisa transformar em dólar se ela não quiser.
02:10Ela vende, a China entrega em renminbi, fica aí nesse banco, na própria moeda chinesa, e pode trocar direto para real, se for o caso,
02:18ou até comprar alguma coisa lá da China, se ela precisar fazer algum investimento na China, na própria moeda chinesa.
02:26O que pode ajudar aí a evitar alguns problemas de balanço, algumas dificuldades de balanço, e até você ter que redear câmbio, etc.
02:34Então, não é um negócio, ah, é ruim porque é chinês, não é assim.
02:39Mas, o que fica é porque você está na China questionando o dólar no momento onde a hegemonia norte-americana está sendo questionada pela própria China.
02:53Lembrando, a China é nosso principal parceiro comercial, e os Estados Unidos é o segundo.
02:59Então, talvez alguma moderação aí ajudasse a gente, mas deve ter algum pragmatismo aí nessa toada diplomática que o Lula assumiu lá na China.
03:12Tá bom?
03:23Tchau.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado