O jurista e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, esteve nesta quinta-feira (11) no Papo Antagonista com Claudio Dantas. -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Você acha que essas paixões exacerbadas é que impediram o surgimento e a viabilidade de uma terceira via que pudesse romper com essa polarização? Que outros elementos eu acho que estão ausentes que impediram a constituição de um nome, de um candidato que é o agregador e a gente pudesse virar essa página e seguir adiante?
00:28Na verdade, a escolha que tem sido feita, primeiro, há um processo de recall, ou seja, dois presidentes da República, o atual e o ex-presidente, cujo nome, cuja imagem está fixada na mente das pessoas.
00:46Isto prevalece, tem uma vantagem, uma hiperdisposição que dá uma vantagem imensa aos dois candidatos e prejuízo daqueles que ainda não são sequer conhecidos.
01:01O Ciro Gomes ainda tem algum maior conhecimento, porque foi candidato à presidência da República duas vezes, mas não é o que acontece com a Simone Tebbit.
01:14A gente tem que romper a primeira barreira de todas, que é ser conhecida, não é conhecida, e não tem possibilidade de mostrar com atenção do eleitorado tudo aquilo que ela traz de instabilidade, de pacificação dos espíritos e de seriedade administrativa.
01:36Então, o processo também demorou muito. O Dória era um candidato que era visivelmente enviado pela dificuldade de trânsito da sua figura e só veio a desistir tardiamente.
01:52Isso impediu que se concentrassem as forças que formam os partidos alheios a essa dicotomia Lula-Bolsonaro, impediram os partidos de consolidarem há mais tempo uma candidatura.
02:09Então, isso está inviabilizando, inviabilizou, não sei se vai viabilizar daqui para frente, vai ser possível que uma terceira via ainda ganhe algum fôlego com o início da propaganda eleitoral.
02:21É muito difícil, está consolidado, mas não se pode excluir. Eleição é uma caixa de surpresas.
Seja a primeira pessoa a comentar