Com a alta nos preços do petróleo provocada pelos ataques entre Israel e Irã, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a urgência de o Brasil ampliar sua produção própria de petróleo e gás. Ele defendeu especialmente o avanço na exploração da Margem Equatorial, na costa norte do país, como forma de garantir segurança energética diante do cenário internacional instável. Reportagem: Marcelo Mattos
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/KqEbRRhthz4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A guerra no Oriente Médio reforça a urgência de novas fontes de petróleo no Brasil, avaliou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em defesa da segurança energética no país. Marcelo Matos.
00:13Diante de mais um conflito de grandes proporções e a eterna instabilidade no Oriente Médio, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressalta necessária segurança energética com novas fontes de petróleo no Brasil.
00:33Essa guerra vem reafirmar o que eu tenho dito desde o princípio da minha gestão. Não tem outro assunto mais debatido no mundo hoje do que segurança alimentar e segurança energética.
00:46E o Brasil, pelas suas potencialidades, é gigante pela própria natureza. Ele tem absolutamente tudo para poder assegurar aquilo que o mundo mais quer de nós hoje.
00:59A nova possibilidade de exploração de petróleo abriu o embate entre o Ministério de Minas e Energia e a pasta do meio ambiente. Marina Silva é contra e caberá justamente ao IBAMA, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a decisão pela autorização ou não.
01:19Foi um grande equívoco da ANP colocar o nome Foz do Amazonas, até porque não tem absolutamente nenhuma intercorrência com a Foz do Amazonas.
01:27A transição energética no setor elétrico já foi feita com a nossa matriz. No setor de combustíveis, nós, tanto quanto outros países, entendemos que isso vai acontecer.
01:41Mas isso tem um tempo para que aconteça.
01:43O ministro Alexandre Silveira participou na Fiesp em São Paulo do seminário Gás para Empregar.
01:50A indústria defende a maior produção do gás natural no país e aponta o alto custo atual, que inviabiliza a expansão do setor e impede a competição com o mercado externo, garantiu o presidente Josué Gomes.
02:06O ministro cobrou a responsabilidade da Petrobras, que retira o gás natural e o injeta na prospecção de petróleo, pelo maior valor de venda futura do petróleo em relação ao gás.