00:00Lá em Brasília, sempre tem, todo ano tem a marcha dos prefeitos, eles vão até Brasília para poder discutir as questões relacionadas à pauta municipalista,
00:10existe sempre uma demanda pela revisão do pacto federativo, de que os municípios tenham uma arrecadação muito deficitária em relação aos estados.
00:19Agora, o que chamou atenção à primeira vista foi a recepção dos prefeitos ao presidente Lula e ao ex-presidente Bolsonaro.
00:27O Lula foi bastante vaiado, houveram alguns aplausos também, mas ele foi majoritariamente vaiado no seu discurso e o Bolsonaro foi ovacionado.
00:37É curioso esse comportamento padrão dos prefeitos aqui do Brasil, dessa questão ideológica meio que avança sob um pragmatismo que um gestor de uma cidade deveria ter, né, Alessandra?
00:49O apoio ao Bolsonaro, ele se traduz pelos prefeitos por qual motivo? Por motivos práticos de recurso para os municípios?
01:00Ao prefeito cabe muita coisa para fazer e pouco recurso para administrar, né, e o prefeito é a pessoa que está diretamente ligada ao cidadão,
01:10então, principalmente nas cidades menores, a população anda pela rua e topa com o prefeito, né, então a cobrança em relação aos serviços de educação, de saúde,
01:21ela é muito grande, que são os principais gargalos em todas as cidades.
01:26Então foi bem curioso mesmo, o Bolsonaro ficou bastante feliz, né, falou que para um ex-presidente isso realmente é uma alegria,
01:33e o Lula se saiu bem lá, né, ele tem jogo de cintura, né, para lidar com essas, vai há muitos anos de estrada,
01:43mas não deixa de ser uma coisa sintomática, né, também, desse problema da popularidade que o governo, que o presidente Lula enfrenta.
Comentários