Durante sua visita a Moscou nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de fortalecer a parceria estratégica entre Brasil e Rússia, especialmente no setor energético.
Assista na íntegra: https://youtube.com/live/VvVclpB2V2s
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00De volta a Brasília. Depois de assistir um desfile militar em Moscou, o presidente Lula participou de um encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
00:09A repercussão com Luciana Verdolim, chegando mais uma vez aqui ao Jornal Jovem Pan, o que Lula defendeu em relação ao fortalecimento de uma parceria estratégica entre os dois países. É isso, Luciana?
00:20É isso sim, Tiago. Ele inclusive fez questão de defender a necessidade de incremento das relações bilaterais. Lembrou que a nossa balança comercial com os russos é deficitária, por isso seria uma ótima oportunidade nesse momento de resolver esse problema.
00:40O presidente Lula aproveitou o encontro também para criticar mais uma vez a postura do governo dos Estados Unidos e a política tarifária do presidente Donald Trump. A gente tem a declaração para acompanhar.
00:53As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo,
01:23e joga por terra, muitas vezes, do respeito da soberania dos países que nós temos que ter.
01:34Lula levou a esse encontro boa parte da comitiva que o acompanha a Rússia. Fez questão de ressaltar que há vários pontos de interesse entre os dois países e que há muito a conversar, há muito a negociar. A gente também tem a declaração.
01:50O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses culturais, interesses científicos e tecnológicos com a Rússia.
01:59Por seu lado, a Rússia deve ter muitos interesses com o Brasil. Nós temos um fluxo comercial de aproximadamente 12 bilhões e meio de dólares.
02:10É um fluxo comercial bastante deficitário para o Brasil, mas nós entendemos que o potencial de crescimento dessa relação é muito grande.
02:23E é por isso que nós estamos aqui. Nós temos interesse em discutir a área da defesa, a área espacial, a área científica e tecnológica, a área da educação e a área, sobretudo, da questão energética.
02:40Lula disse, inclusive, que o ministro de Minas e Energia tem interesse em discutir a possibilidade de um intercâmbio de uma parceria do Brasil com a Rússia para pequenas usinas nucleares.
02:56O presidente amanhã segue para a China, onde tem agenda a partir da próxima segunda-feira.
03:02Segunda e terça fica na China, vai ter encontro também com o presidente daquele país.
Seja a primeira pessoa a comentar