00:00Nós vamos agora caminhar para o leste europeu, porque o Kremlin afirma que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu a Vladimir Putin que suspendesse os ataques a Kiev até o dia 1º de fevereiro.
00:11Luca Bassani vai atualizar as informações pra gente agora. Conta aí, meu amigo. Bem-vindo.
00:15Exatamente, Evandro.
00:45Que a guerra alcance pelo menos um cessar-fogo temporário. De acordo com o próprio porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o presidente Trump fez esse pedido de maneira bastante pessoal ao presidente Putin e será acatado. Disse então que os ataques cessarão a Kiev.
01:03O problema é que não sabemos se, quando ele disse Kiev, ele se refere à cidade, à capital ucraniana de 3 milhões de habitantes, que está sendo alvo de muitos ataques durante as últimas semanas,
01:15ou se ele se refere a Kiev como país todo, como toda a Ucrânia, o que seria um grande alívio, principalmente em outras cidades fronteiriças, como Sumy e Kharkiv e também a cidade portuária de Odessa.
01:27Vale dizer que durante esses últimos dias o frio intenso na Ucrânia superou a marca de menos 20 graus.
01:35E, portanto, isso com certeza tem sido uma grande dificuldade para a população ucraniana sobreviver mediante esse racionamento de energia e essas indefinições no campo geopolítico.
01:48A Ucrânia também diz que caso a Rússia efetive essas promessas, eles também não revidarão, não atacarão novas posições dos russos durante a vigência destes dois, três dias de trégua que foram propostos por Donald Trump.
02:02Caso isso aconteça, de fato, poderá ser um sinal de boa fé de ambos os lados que eventualmente encontrem uma espécie de cessar-fogo completo durante as próximas conversas,
02:15que por enquanto seguem indefinidas nas questões territoriais, já que segundo o Vladimir Zelensky, as garantias de segurança foram resolvidas,
02:23as questões de reconstrução da Ucrânia também, basta apenas decidir qual país ficará com qual parte da Ucrânia após o redesenho dos mapas.
Comentários