00:00Política aqui no Jornal Jovem Pão, o presidente Lula escolhe o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável,
00:08Olavo Noleto, para substituir Glaze Hoffman no Ministério das Relações Institucionais.
00:14A atual titular da pasta vai tentar uma vaga no Senado nas eleições.
00:18De volta à Brasília, André Anelli, as estratégias do Planalto são optar por secretários nas próximas substituições, é isso?
00:30É isso mesmo, Tiago. E a escolha de Olavo Noleto para substituir Glaze Hoffman foi feita com base na proximidade do futuro ministro com a atual chefe da pasta e com o próprio presidente Lula.
00:42Noleto já ocupou o cargo anteriormente e era o atual secretário-executivo do chamado Conselhão, como você disse,
00:50enquanto o secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, equivalente ao número 2 de Glaze, Marcelo Costa,
00:58ele deve continuar no cargo, ou seja, deve continuar como secretário-executivo.
01:04Essa deve ser uma exceção à regra do que deve acontecer com os cerca de 20 ministros que vão deixar as pastas até abril.
01:13Nesses casos, os secretários-executivos é que devem receber uma espécie de promoção
01:19para que os titulares sejam candidatos nas eleições desse ano.
01:23A movimentação faz parte de uma estratégia do presidente Lula de fortalecer as candidaturas, em especial para o Senado,
01:32para combater um possível crescimento da direita na casa, que tem o poder, por exemplo, de votar impeachment de ministros do Supremo Tribunal.
01:44Esse é um temor do governo federal, então, para fazer frente à oposição, o presidente Lula tem tentado reforçar as candidaturas ao Senado.
01:54Tiago.
01:55André, a primeira agenda internacional de Lula nesse ano, 2026, será no Panamá, no Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe.
Comentários