00:00A gente segue com outras informações, contando que o Irã, a gente afirmou que vai responder de forma energética, qualquer ataque feito pelos Estados Unidos.
00:09O Luca Bassani é quem está de volta em tempo real, vai nos contar então sobre essa resposta do Irã.
00:16Se o Luca não estiver aqui, não tem problema, a gente segue com outra informação.
00:20Luca Bassani está aqui então, de volta. Luca, suas informações, por favor.
00:23Exato, Bruno. Os Estados Unidos, mais uma vez, enviaram um navio de guerra muito poderoso para a região do Oriente Médio.
00:33Eles que estavam anteriormente sendo utilizados nas operações no Oceano Atlântico, no Mar do Caribe, para principalmente abater os barcos venezuelanos e colombianos, alguns que levavam drogas.
00:46E, portanto, o alerta subiu nessa região do mundo com a possibilidade de Donald Trump escolher a via militar para também enfraquecer o regime dos ayatollahs após as sangrentas manifestações das últimas semanas.
01:00O Irã, todavia, disse que responderá com força total aos ataques dos Estados Unidos.
01:05Inclusive, nas cidades mais importantes do país, incluindo a capital Teherã, vários outdoors, vários cartazes foram colocados dizendo que quem planta vento colherá tempestade.
01:18E imagens mostrando os bombardeiros norte-americanos, os navios de guerra norte-americanos, em chamas.
01:26Em uma referência clara a uma resposta que seria considerada impiedosa pelo próprio ayatollah Ali Khamenei, que disse que não tolerará nenhum tipo de influência externa que queira mudar o status quo da República Islâmica, que permanece o mesmo desde 1979.
01:44Tudo isso naquele contexto que a gente já trouxe aqui repetidamente durante as últimas semanas.
01:49Muitas manifestações por insatisfações com a economia do país, alta inflação, insatisfações com a repressão e que vitimaram até agora de forma confirmada mais de 6 mil pessoas.
02:01Com a possibilidade desse número crescer ainda mais por conta do blackout digital, do apagão da internet, que nos dificulta ter acesso a informações mais precisas.
02:10Então, apesar do momento ser de maior calmaria, ou seja, não ter uma ameaça iminente dos Estados Unidos e nem manifestações acontecendo com a repressão do regime iraniano,
02:21há sempre essa guerra de narrativas, guerra de retóricas e um clima tenso naturalmente, considerando que no passado,
02:28quando os Estados Unidos também fizeram esse deslocamento para o Oriente Médio, acabaram se envolvendo em outras operações.
02:35E a própria operação dos norte-americanos no Irã, nas suas instalações nucleares em 2025, algo para a gente continuar monitorando.
02:44Não está fácil realmente essa questão do Oriente Médio, apesar de uma relativa calmaria, como disse anteriormente.
02:52E a gente conta com você. Muito obrigado pelas informações.
Comentários