00:00Ninguém é fã de remédio amargo, né? Essa que é a verdade. Vamos lá, juntos, girando a reportagem com assuntos internacionais, contando que o presidente americano, Donald Trump, afirmou que vai começar a perfurar a Venezuela em busca do petróleo.
00:15Luca Bassani é quem tem as informações, Luca, é essa expectativa de ser um produto muito mais lucrativo, inclusive. Qual é a expectativa, Luca?
00:25Pois é, Bruno. O presidente Donald Trump disse a toda a imprensa que em breve os Estados Unidos começarão a perfurar novos postos de petróleo na Venezuela, já que as maiores empresas do mundo, que são americanas, já se comprometeram a fazê-lo.
00:41Todavia, em um caráter oficial, muitas das empresas ainda duvidam da viabilidade econômica, considerando que grande parte da infraestrutura venezuelana, até mesmo no setor petrolífero, está extremamente defasada após quase 20 anos, mais de 20 anos de chavismo,
00:57e que também o petróleo venezuelano, por mais que seja abundante, ele é muito pesado.
01:02E todos esses processos de refino custariam muito dinheiro e demorariam um bom tempo para se tornarem operações lucrativas.
01:10Donald Trump disse que esse não é um problema, que há um comprometimento do setor para com o seu governo, e também disse que está colaborando, cooperando de maneira intensa com a nova liderança venezuelana.
01:22A presidente Delci Rodrigues, que foi empossada após a captura de Nicolás Maduro, e segundo ele, tem se mostrado uma liderança forte.
01:30Ou seja, até mesmo depois do encontro que teve com Maria Corina Machado e certos acenos que fez a oposição venezuelana, Donald Trump e o seu governo continuam trabalhando com o regime chavista,
01:42que se manteve mesmo após a remoção do antigo ditador Nicolás Maduro.
01:47Agora, a questão é saber quando que esse petróleo começará a ser encontrado e quando que os barris começarão a ser vendidos.
01:55Porque, neste momento, não temos ainda um grande impacto, não muda muito a oferta e a demanda do petróleo no mundo.
02:02E, obviamente, que o objetivo de Donald Trump, ele deixou isso bastante claro tanto em Davos quanto em outras coletivas,
02:09que é diminuir o preço da gasolina para os norte-americanos.
02:12Ele sabe que essa é uma medida extremamente popular, é algo que qualquer pessoa consegue ver uma mudança no seu orçamento mensal,
02:19pensando sempre nas eleições de meio de mandato, que, como eu falei, acontecem em novembro deste ano e serão fundamentais para a disputa tanto do Senado quanto do Congresso,
02:29que agora tem maioria republicana, mas muito frágil e que será, como eu falei, crítico, né?
02:36Será algo fundamental para que Donald Trump consiga, durante os próximos dois anos,
02:40passar nas duas câmaras do Legislativo os vários planos que ele tem,
02:45tanto no aspecto de política externa, política interna e migratória, assim como política econômica.
02:52Nós ficaremos de olho, vamos ver se, de fato, isso acontecerá em breve.
02:57Obrigada, Luca Bassani, pelas suas informações.
Comentários