O governo federal avalia editar uma Medida Provisória para assegurar o reajuste do piso salarial dos professores em 2026. O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta quinta-feira (08) que o piso do magistério terá aumento real no próximo ano e que mudanças no cálculo devem ser anunciadas ainda em janeiro pelo governo Lula.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/YL5eFkrAiaA
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Olha só, o governo federal estuda uma medida provisória com o objetivo de assegurar o reajuste do piso salarial dos professores agora pra esse ano, 2026.
00:10Igor Damasceno retorna trazendo informações pra gente sobre esse tema. Igor, de quanto então seria esse reajuste, hein?
00:20Olá, Soraya. Mais uma vez, ótimo dia a você e também a todos que nos acompanham.
00:25Pois é, o presidente Lula tem essa bandeira de trazer, então, essa valorização da categoria.
00:32Nos bastidores, o que se fala ali entre a oposição é que essa medida provisória, ela tem um tom eleitoreiro para que o presidente Lula faça ali algum aceno aos professores que historicamente caminham com ele.
00:46Mas a medida provisória, ela é considerada aqui no Palácio do Planalto algo muito positivo para os professores, trazendo esse reajuste como método, então, de valorização da categoria.
00:59Por se tratar de uma medida provisória, tem validade de quatro meses e precisa da aprovação do Congresso Nacional para, então, valer permanentemente.
01:10Aqui no Palácio do Planalto, o que se fala é que o presidente Lula, ao lado da ministra das Relações Institucionais, Glaze Hoffman, já vão começar a fazer a articulação política no Congresso Nacional
01:23para que essa medida provisória possa, de fato, ser aprovada lá no Congresso Nacional e haja uma valorização permanente da categoria.
01:33Mas já vai ser publicado no Diário Oficial da União, portanto, já vai ganhar força de lei e já vai ter esse vigor, viu, Soraya?
01:42Obrigada, Igor, pelas suas informações. Daqui a pouquinho a gente volta a conversar.
Seja a primeira pessoa a comentar