Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A primeira parcela do saque FGTS, que foi retida a trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário, deve ser paga até a próxima terça-feira (30). Cerca de R$7,8 bilhões serão liberados para 14 milhões de pessoas.
Reportagem: Julia Fermino


Assista ao Jornal da Manhã na íntegra:
https://youtube.com/live/QzhQCdpDKoo?feature=share

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Porque a primeira parcela do saldo do FGTS, que foi retido ali pra trabalhadores que optaram pelo saque aniversário, deve ser paga até amanhã.
00:09A Júlia Firmina está conosco, vai explicar aí como é que funciona essa regra. Seja bem-vinda, Júlia. Bom dia.
00:18Oi, Matos. Bom dia pra você, pra quem nos acompanha aqui no Jornal da Manhã.
00:22É isso mesmo. Essa parcela, né? Essa medida provisória que foi publicada pelo governo federal libera, então, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que é o FGTS, dos trabalhadores que haviam optado, então, pelo saque aniversário.
00:39Mas tem aí alguns critérios. A gente tem uma arte pra ilustrar que foi preparada pelos nossos editores aqui da Jovem Pan. Vamos dar uma olhada?
00:46Entre esses critérios, tem. Esse trabalhador deve ter aderido ao sistema de saque aniversário do FGTS, tem que ter valores disponíveis na conta e também deve ter rescindido ou extinguido o contrato de trabalho durante a vigência do saque aniversário de 1º de janeiro de 2020 até dezembro, agora, 23 de dezembro de 2025.
01:07E aí, em caráter extraordinário, além do valor da multa recisória, fica também disponível, liberado, né, o valor nas contas do FGTS nesses casos.
01:19E aí, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o saque será feito em duas parcelas.
01:25Nós também temos uma arte pra exemplificar isso. Vamos dar uma olhada?
01:28Essa arte mostra, então, que a primeira parcela vai até R$ 1.800 e será paga até o dia 30 de dezembro.
01:35E aí, a segunda parcela, esse valor restante, será pago na conta do trabalhador até o dia 12 de fevereiro de 2026, então, do ano que vem.
01:45A consulta desse saldo pode ser feita diretamente no aplicativo do FGTS e o calendário de liberação dos valores será divulgado pela Caixa.
01:54E aí, de todos os beneficiários com a medida, 87% receberão o dinheiro diretamente na conta que já está cadastrada no aplicativo do FGTS.
02:05E quem não tem essa conta já cadastrada no aplicativo vai poder sacar o valor nos caixas eletrônicos do banco, em casas lotéricas ou também nos pontos Caixa Aqui.
02:16Então, só pra gente fechar, no total serão 14,1 milhões de trabalhadores beneficiados com essa MP e o valor liberado pode chegar aí a 7,8 bilhões de reais.
02:28Volto com vocês no estúdio.
02:29Exatamente, e pra quem tá nos acompanhando, observa que a Júlia tá com o celular, com a capinha, né, amarrada nela, porque esse é o mundo que a gente vive, né, Júlia?
02:38Infelizmente, não há segurança até pra você fazer uma reportagem.
02:41Já temos vários colegas que já foram assaltados, levam o celular e por isso que ela tá com aquela capinha que ela pode amarrar pra que nenhum gatuno apareça aí, saia correndo aí.
02:52É uma cena que, infelizmente, nos acostumamos, claro, a vivenciar em São Paulo e a Júlia Firmino daqui a pouco retorna conosco ao vivo aqui das ruas da capital paulista.
Comentários

Recomendado