Os candidatos à presidência do Chile, Jeannette Jara e José Antonio Kast têm visões diferentes sobre as mulheres e a sociedade. Mas às vésperar do segundo turno das eleições, os dois reforçaram as promessas sobre segurança, um dos temas que mais preocupa o eleitorado.
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/
00:00O Chile vai decidir no segundo turno das eleições presidenciais de domingo entre duas visões de sociedade e direitos individuais.
00:10A esquerdista Jeanette Jara defende maiores direitos para as mulheres, incluindo a descriminalização do aborto.
00:17Já José Antônio Casti, um católico de extrema direita e favorito nas pesquisas, se opõe a qualquer abertura.
00:24O Chile é um dos países mais conservadores da América Latina e tem uma forte influência da igreja.
00:33Lutamos muito durante anos para que as mulheres tivessem o direito a algo tão simples como decidir sobre nossos corpos, sexualidade e direitos reprodutivos.
00:42E agora aparece alguém que é contra tudo isso e capaz de suprimir esses direitos. Acho isso muito perigoso.
00:48As vésperas da eleição, os dois candidatos encerraram a campanha eleitoral na quinta-feira, apelando para a segurança, a principal preocupação do eleitorado.
01:00José Antônio Casti esteve em Temuco, no sul do país, onde afirmou que o Chile precisa de uma mudança drástica após anos de caos e insegurança.
01:10Há muita esperança. As pessoas estão incrivelmente ansiosas para recuperar sua pátria.
01:17E é por isso que acreditamos que quando as coisas se encaixarem, e eu, se o povo assim decidir, puder tomar posse em março, haverá uma onda de esperança.
01:26Se Casti for eleito, ele se tornará o presidente mais à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet em 1990.
01:37Para isso, precisa superar Jeanette Jara, vencedora do primeiro turno em 16 de novembro, que também reformulou sua campanha focando em segurança.
01:46A ex-ministra do Trabalho lotou uma praça em Puente Alto, na zona sul de Santiago, onde prometeu reforçar a polícia e intervir em 100 bairros para combater o narcotráfico.
01:59Na última década, a taxa de homicídios no Chile aumentou 140% segundo dados oficiais.
02:05No meu governo, os narcotraficantes encontrarão um estado forte que os desarma e os prende, sejam eles de 30 ou 70 anos.
02:18Criminosos cumprirão suas penas. No meu governo, criminosos pagarão pelo que fizeram.
02:27As pesquisas projetam uma clara vantagem para a Caste.
02:31Mas os dois candidatos estão trabalhando duro para mobilizar o eleitorado, que vai decidir quem governará o Chile a partir de março.
Seja a primeira pessoa a comentar