00:00A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o fim da escala 6x1 e prevê agora a jornada de 36 horas semanais.
00:09Destaque de Pedro Trito.
00:12A proposta de emenda à Constituição sobre a redução da jornada de trabalho foi incluída na pauta da CCJ como matéria extra sem aviso prévio e aprovada por votação simbólica.
00:25De autoria do senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, a PEC foi relatada pelo também senador petista Rogério Carvalho de Sergipe.
00:35O relator explicou que a PEC reduz já no primeiro ano, após a aprovação do texto, a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
00:47E durante os quatro anos seguintes, haveria uma redução de uma hora de trabalho por ano, até chegar às 36 horas semanais.
00:57São mais de 150 milhões de brasileiros que se beneficiarão com esta PEC, considerando os trabalhadores e considerando as famílias e considerando quem contrata também,
01:09porque vai movimentar a economia, vai mudar a realidade social deste país.
01:14A votação da PEC como extra pauta foi criticada pelo senador da oposição, Eduardo Girão, do Novo do Ceará, que disse que queria ter tido a oportunidade de pedir vista para analisar a proposta e fazer contribuições ao texto.
01:30A gente se debruçou, estudou todas as matérias que seriam votadas hoje aqui, aí se vem com extra pauta. Fazia tempo que eu não vi isso no Senado.
01:39O presidente da CCJ, o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, respondeu que não é incomum a inclusão de matérias extra pautas na comissão, destacando que o tema foi debatido em audiência pública.
Seja a primeira pessoa a comentar