00:00Eu sou responsável pela diagramação do jornal, responsável pelo padrão, para manter o padrão
00:17visual do jornal do liberal e do Amazonia. Antes nós definimos as regras a partir da criação do
00:24projeto gráfico do jornal, que foi definido em 2018, o novo projeto gráfico, e a partir daí a gente mantém a padronagem do jornal, os padrões de acordo com o projeto gráfico que foi definido, acompanhando o trabalho de toda a minha equipe, de todos os diagramadores, verificando se estão mantendo ainda os padrões, a hierarquia visual, mantendo o layout agradável para que o leitor possa consumir o conteúdo de forma confortável.
00:52O caderno do Círio foi bem interessante visualmente. Todo ano a gente tem esse desafio de desenvolver um projeto visual novo para cada Círio, então é sempre um desafio tentar inovar em cada edição.
01:08Quando chegam essas tarefas com assuntos diferenciados, a gente se reúne e faz uma pesquisa visual breve para entender melhor sobre o assunto e a partir daí a gente consegue definir um visual mais específico para o assunto específico, como uma cópia, por exemplo, ou o próprio Círio.
01:28Então a gente faz esse trabalho dessa forma, pesquisando e conversando com os outros colegas da equipe, tanto editores, tratadores de imagem, todo mundo faz parte da mesma equipe, então a gente faz esse trabalho em conjunto.
01:41A gente define alguns selos para definir esse padrão gráfico para aquele assunto específico e também junto disso a gente define uma paleta de cores também, as tipografias também, às vezes a gente também pesquisa para escolher uma tipografia mais adequada com aquele determinado assunto, então a gente trabalha dessa forma.
02:00Tenho 23 anos de empresa, comecei com 17, comecei na distribuidora, aí eu passei para a fotomecânica, onde tinha os fotolitos, aí depois para a arte finalista, que era tratamento de imagem, já era aqui na redação, aí tive a oportunidade de aprender a diagramar, foi quando abriu a Amazônia e me chamaram, aí desde lá está por aqui.
02:21A nossa rotina começa às 15 horas, temos uma rotina de trabalho coletiva, começando com repórter, fotógrafo, passando pelos editoros de fotografia, de texto, até chegar na diagramação, é onde vamos criar uma página, tentar fazer um trabalho criativo para fazer umas páginas que levem ao leitor uma informação de uma forma criativa.
02:45Quais são as principais coberturas que tu já fizeste, que tu lembra das matérias, que tu já diagramaste, que foram marcantes?
02:52Tem várias, muitas páginas de cinema do Oscar, que dá para fazer um trabalho bem criativo, de eventos, são muitas.
03:00Eu explico o meu estilo estético criativo, onde a gente possa passar para o leitor uma informação de uma forma leve, que possa chamar a atenção, não fugindo das regras que tem o design, o projeto jornalístico, mas diferenciado.
03:14E além do caderno de cultura, tu já trabalhaste ou trabalhas em outras editorias?
03:19Já.
03:19Tem algum botão? Como é que é?
03:21Eu gosto de trabalhar no esporte, quando eu não estou, eu faço esporte, porque dá para usar bem a criatividade também, entendeu?
03:27Não te prende a só o projeto, mas nesses dois, e faço a Amazônia também, caderno show do Amazônia, todo dia também.
03:34O que é que tu mais gosta no teu trabalho?
03:35É a parte da criatividade, é que tu não cria uma rotina de fazer tudo de a mesma coisa, entendeu?
03:41Sempre tem alguma coisa nova a fazer, grato, e por fazer o que eu gosto também, juntou as duas coisas.
Seja a primeira pessoa a comentar