O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (16) que a COP30 não seria viável sem a Cúpula dos Povos, evento paralelo organizado por movimentos sociais que terminou hoje em Belém. Segundo ele, o encontro foi fundamental para consolidar o debate climático e dar suporte político à conferência oficial da ONU. Lula também anunciou retorno a Belém no dia 19 para uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterrez. Reportagem: Camila Yunes
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/-1uMHfM1L8w
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Presidente Lula diz que COP30 não seria viável sem a cúpula dos povos que se opôs a falsas soluções para o clima.
00:08A reportagem é de Camille Unis.
00:10O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a cúpula dos povos encerrada neste domingo foi fundamental para tornar viável a COP30.
00:19Lula afirmou que volta para Belém na quarta-feira para o encontro com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.
00:25Em carta encaminhada à cúpula dos povos, Lula ressaltou que vai se reunir com vários países, representantes da sociedade civil, povos indígenas, populações tradicionais, governadores e prefeitos.
00:39O documento foi lido pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no ato de encerramento.
00:45Lula condenou o negacionismo climático e disse que a participação e as críticas feitas pela sociedade civil estão alinhadas com o conhecimento científico.
00:54Abre aspas, temos urgência, não podemos adiar as decisões que estão sendo debatidas há tantos anos nas negociações sobre transição justa e adaptação, fecha aspas.
01:08Também no encerramento foi lida uma carta criticando o que a cúpula dos povos classificou como falsas soluções para o enfrentamento da emergência climática.
01:18O documento foi entregue ao presidente da COP30, embaixador André Correia do Lago, que prometeu apresentá-lo nas reuniões realizadas a partir desta segunda-feira.
01:29A carta aponta o modo de produção capitalista como causa principal da crise climática crescente.
01:36A declaração pede a proteção dos territórios indígenas e comunidades locais, a reforma agrária popular e entre outras demandas e critica o avanço da extrema-direita, do fascismo e das guerras ao redor do mundo.
01:50Defende o povo palestino e condena a ação dos Estados Unidos no Mar do Caribe.
01:55A cúpula dos povos, evento paralelo à COP30, contou com mais de 1.200 movimentos populares e organizações sociais do Brasil e mais de 60 países.
Seja a primeira pessoa a comentar