Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se reunir no próximo domingo (26), na Malásia. O encontro, articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos, ocorre após uma breve conversa entre os dois líderes durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Reportagem: André Anelli
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/iP8f20YCsM4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Volto a falar aqui da relação do presidente Lula com o Donald Trump, isso porque o Brasil teria reservado um espaço na agenda do presidente para um possível encontro com o Donald Trump na Malásia, isso no próximo domingo.
00:13Quem tem os detalhes é o André Anelli.
00:15O Ministério das Relações Exteriores ainda não confirma uma reunião presencial entre Lula e Trump, apesar das negociações avançadas entre os dois países nesse sentido.
00:26Nesta segunda-feira, aumentaram os rumores de que o encontro já esteja agendado para o domingo, em Kuala Lumpur, na capital da Malásia.
00:36Se a data e o local forem divulgados oficialmente, vão se confirmar as notícias da Jovem Pan de que a maior probabilidade da reunião ocorrer seria paralelamente ao evento da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
00:49Brasil e Estados Unidos vão participar desse evento como convidados e reuniões bilaterais às margens de acontecimentos dessa magnitude costumam ser frequentes.
01:03O possível encontro já foi alinhado na semana passada entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário do Departamento de Estado americano, Marco Rubio.
01:14Os dois também trataram das pautas do encontro, sendo que o tema principal, como já foi divulgado publicamente pelo governo, é a renegociação do tarifácio imposto pelos Estados Unidos aos produtos importados do Brasil.
01:28Existe a expectativa de que o governo americano seja convencido a voltar atrás dessa decisão, já que a balança comercial com o Brasil é positiva aos Estados Unidos,
01:40além do fato de o tarifácio ter aumentado o custo de vida americano em produtos muito populares, como café e frutas.
01:49Além dessa questão comercial, outros assuntos também devem ser debatidos na reunião entre Lula e Trump.
01:55A possível guerra dos Estados Unidos com a Venezuela, o conflito no leste europeu entre Rússia e Ucrânia,
02:03e a paz no Oriente Médio entre o grupo palestino Hamas e Israel.
Seja a primeira pessoa a comentar