O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com lideranças do PT nesta quinta-feira (28) para discutir estratégias de articulação política no Congresso Nacional e evitar o enfraquecimento da base governista. Reportagem: Igor Damasceno
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/g3wCXuEAP_A
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos até Brasília, Igor Damaciano já está aqui posicionado, porque ontem, né Igor, o presidente Lula se reuniu com lideranças do PT para encontrar caminhos para blindar a base governista.
00:12Como que foi exatamente esse encontro? Conta pra gente.
00:18Soraya, essa foi uma reunião importantíssima para o presidente Lula e também para a base aliada ao governo no Congresso Nacional.
00:27Participaram lideranças do Partido dos Trabalhadores e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, responsável pela articulação política com o Congresso Nacional.
00:38Foi a última agenda do presidente Lula ontem, por volta das seis e meia da noite, uma reunião a portas fechadas no Palácio da Alvorada, que é a residência oficial da Presidência da República.
00:51E nessa conversa, nos bastidores, o que se fala é que o presidente Lula queria definir estratégias para não enfraquecer a base.
01:00Isso porque na semana que vem está prevista a saída do União Brasil e do Partido Progressista da base aliada ao governo.
01:08Inclusive, ministros dessas duas legendas, que fazem parte da esplanada dos ministérios, têm sido pressionados a entregar o cargo e, de vez, ficar independente do governo federal.
01:20E aí, Lula, sabendo dessa possibilidade, ele pediu às lideranças do Partido dos Trabalhadores que evitem rusgas, principalmente com parlamentares do centrão.
01:32Isso pode dificultar as negociações, isso pode dificultar o apoio do centrão a projetos considerados importantes para o governo federal.
01:42A estratégia de Lula tem dois vieses. Primeiro, para que a base não seja automaticamente enfraquecida e comprometer a votação de projetos importantes.
01:52E segundo, também mirando o ano de 2026, é um ano eleitoral, o presidente Lula já começa a traçar estratégias para disputar as eleições de 2026 e se reeleger pela quarta vez.
02:06Então, Lula está preocupado com a pressão que o centrão tem feito com a base aliada e chamou o PT para evitar rusgas, evitar brigas.
02:17Então, o PT, agora, sob a orientação do presidente Lula, vai deixar projetos pessoais de lado para se dedicar ao fortalecimento da base,
02:27para aprovar projetos importantes e também para não comprometer a eleição de 2026.
02:32Voltamos ao estúdio.
02:35Obrigada, Igor Damasceno, direto de Brasília, com os detalhes para a gente dessas movimentações do jadrez político, né, Igor?
Seja a primeira pessoa a comentar