Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A “Marcha da Geração Z”, que reuniu milhares de jovens na Cidade do México em protesto contra o governo da presidente Claudia Sheinbaum e o aumento da violência no país, terminou em confronto neste sábado (15). Manifestantes atacaram uma barreira metálica que protegia o Palácio Nacional, e a resposta das forças de segurança incluiu gás lacrimogêneo, pó de pólvora e extintores. Os jovens revidaram com fogos de artifício.
Reportagem: Fabrizio Neitzke

Assista ao Jornal Jovem Pan completo: https://youtube.com/live/ozVKaMJnam4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalJovemPan

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora a gente muda de assunto para trazer destaque internacional porque neste sábado, durante uma manifestação organizada pela chamada Geração Z, a cidade do México viu intensos conflitos entre manifestantes e polícia.
00:13O Fabrício Naitz, que volta aqui com a gente atualizando detalhes a respeito dessa confusão lá no México. Pois não, Fabrício?
00:20Pois é, Nonato, uma manifestação que começou pela Avenida Passeo de la Reforma, uma das avenidas centrais da cidade do México.
00:31E esses manifestantes da chamada Geração Z, aquela geração entre 1995 e 2005 aproximadamente, acabaram ali exaltando um pouco mais os ânimos e tentaram pular as grades,
00:46Aliás, pularam as grades e tentaram avançar em direção ao Palácio Nacional, a residência oficial da presidente Cláudia Scheinbaum.
00:56Eles fazem reclamações sobre a violência no país.
01:00Isso tudo em meio a um momento muito marcado pelo assassinato do prefeito Carlos Manzo, prefeito de uma cidade no estado de Michoacán, que fazia um forte discurso contra o narcotráfico na região.
01:14E foi assassinado a tiros há pouco menos de um mês, logo em meio ao Dia de los Muertos.
01:21Inclusive, uma data muito comemorada, uma data festiva lá no México.
01:26Segundo as autoridades, esses conflitos que aconteceram ontem deixaram mais de 100 policiais feridos.
01:3640 deles precisaram ser levados, inclusive, aos hospitais para tratamentos médicos dos ferimentos, das lesões que eles sofreram.
01:46O mesmo se aplica para outros 20 civis que também acabaram ficando feridos.
01:52Segundo o secretário de Segurança Pública, 20 pessoas foram presas nessa confusão e outras 20 também levadas pelo que eles chamam de ofensas administrativas.
02:06Essas manifestações, como eu falei, têm muito a ver com a violência, um problema muito ligado à sociedade mexicana, principalmente à violência gerada pelo tráfico de drogas, pelo crime organizado.
02:19Não necessariamente na capital, cidade do México, mas em outras regiões, as regiões principalmente de fronteira.
02:27E aí, esses manifestantes, inclusive, pediram a saída da presidente Cláudia Sheinbaum, o que, segundo as pesquisas, não representa a maioria da população.
02:35A primeira mulher eleita presidente da história do México concluiu um ano de mandato agora em 2025, o primeiro ano de mandato, e as pesquisas indicam que a aprovação dela é de mais de 70% no país, Nonato.
02:52Pois é, e o que era para ser um protesto contra a violência acabou se transformando também em mais um cenário de violência lá no México.
03:00Muito obrigado, Fabrício Neitzky.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado