Com a aproximação da COP 30, que deve atrair mais de 50 mil visitantes a Belém, o movimento no porto da Praça Princesa Isabel começou a ganhar novo ritmo. O local, ponto de partida das embarcações que fazem a travessia até a Ilha do Combu, já registra aumento na procura — inclusive de turistas de fora do Pará e do Brasil. Segundo estimativa de Renan Machado, barqueiro do local, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo ponto durante o fim de semana, entre visitantes e moradores curiosos para revisitar o destino que se tornou um símbolo da bioeconomia amazônica e da gastronomia local.
REPÓRTER: EVA PIRES [ESPECIAL] IMAGEM: IVAN DUARTE
00:00Com a aproximação da Copa 30, o movimento vem crescendo, né, que tem muita gente de fora que vem fazer conhecimento, né, dessa grande ação que vai ter aqui em Belém do Pará, né.
00:23Aí a cooperativa vem se preparando também com cursos, qualificando os barqueiros para fazer a travessia e dar uma recepção digna para eles que estão chegando.
00:35Diálogo, saber dialogar com os clientes e um pouquinho também do inglês, né, que vai ser muito essencial durante a Copa, que, como vocês sabem, né, vai chegar uma grande, grande pessoas daí de fora, né, daqui até do Brasil, né.
00:51Bastante, aumentou bastante as pessoas, torna de, não tem um número exato, né, para falar, mas duas mil pessoas, assim, mil pessoas, aí final de semana dá mais gente que dia de semana, né, mas pós-sírio também, o movimento foi bastante grande,
01:07que o pessoal já ficaram dentro do pós-sírio aí para prestigiar a Copa 30. A concentração está no combo.
01:14Eu estava morando, passei quatro anos morando fora em São Paulo e retornei agora, então é bom voltar as raízes aqui, visitar a Ilha do Cumbu.
01:23Sim, com certeza, a infraestrutura melhorou bastante, né, foi construído aqui um novo trapiz para a travessia, então o acesso está bem melhor, né, algo que é ótimo aí para receber os turistas.
01:35Ah, eu acredito que é muito importante, né, a própria, o fomento à bioeconomia, né, nós temos aí grandes projetos na Ilha do Cumbu, como, por exemplo, a questão do chocolate de cupuaçu, né, o cupulate,
01:49e o próprio conhecimento, né, para os turistas é bem importante, né, principalmente tendo em vista aí o objetivo da Copa, né, mostrar a importância da Amazônia para o mundo,
02:00então essa travessia para a Ilha do Cumbu é bem legal.
Seja a primeira pessoa a comentar