A três dias do início oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o Aeroporto Internacional de Belém já vive um cenário de alta movimentação, impulsionado pela chegada de delegações, jornalistas, ambientalistas e turistas de diversas partes do mundo. Segundo dados da NOA (Núcleo Operacional da Amazônia), que administra o espaço, durante período que compreende a realização da conferência, a expectativa é de 508 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões. Quem trabalha no local garante que comparando aos dois últimos meses, a movimentação dobrou.
Repórter: Gabi Gutierrez Imagens: Ivan Duarte Edição de vídeo: Marcelo Quadros
00:00O Fran estava preparado para essa movimentação, a gente teve treinamento com os nossos atendentes para atender pessoas de diversas línguas, tanto quanto a adaptação de cardápio, está um movimento bem intenso, as pessoas vêm tentando procurar um cardápio mais regional e é o que o restaurante tem feito, então a movimentação está bem grande e a gente está pronto para atender essa demanda.
00:22Olha, a gente estava vindo uns dois meses bem parados, então não tenho medo de dizer que quase 100% da nossa demanda aumentou e a gente tem expectativa que aumente muito mais quando as pessoas estiverem indo, porque quando elas chegam elas já tem um lugar de destino para ir e tudo mais, então quando elas vão retornar, elas vão embarcar para o voo delas saindo de Belém, elas passam muito mais tempo no aeroporto se alimentando para pegar o voo longo para, enfim, voltar para os seus lugares.
00:49A demanda aumentou muito, inclusive tivemos mais produtos regionais novos para atender toda a demanda.
00:56Olha, o bombom e o artesanato é o forte, mas a comida também, a comida jambu, tucupi, a cachaça de jambu também é muito conhecida lá fora e eles procuram muito.
01:08E tem tudo que é tipo, tem imã de geladeira, tem chaveirinhos, tem mimos para tudo que é gosto.
01:14É o que a gente está esperando, aumentar ainda mais, porque já veio uma demanda grande do Sírio, né, e aí manteve, até que manteve essa demanda de bastante turistas em Belém, até antes da COP.
01:28Estou muito animada, é minha primeira COP na vida, é um sonho se realizando como jornalista, eu vou cobrir, né, todos os dias, desde hoje.
01:38E fui muito bem recebida, assim, achei muito linda a identificação no aeroporto, ali logo uma identificação também ao Sírio de Nazaré com a Santa, já fiz minhas bênçãos ali.
01:50E pessoal muito simpático, desde dentro do voo, voo bem cheio, voo dá para ver com pessoas de várias nacionalidades, então estou muito curiosa.
01:59Primeira vez em Belém também, primeira vez no norte do Brasil, estou muito animada.
02:02Eu moro numa capital que é bastante segura, a mais segura do Brasil, Florianópolis.
02:07Então, as pessoas já, desde lá, já foram me avisando no aeroporto, né, cuidado com a segurança e tal.
02:15Mas a gente sabe que isso é quase qualquer lugar do Brasil, né, eu moro numa exceção.
02:20Então, celular, essas coisas, a gente tem que ficar mais atenta.
02:23Questão de logística, eu já resolvi desde o início, bem antecipadamente, então dei sorte.
02:29Estou animada para comer comida daqui, experimentar, conhecer os pontos turísticos, se der tempo.
02:38É legal também que alguns eventos paralelos à COP vão ser nos pontos turísticos, né.
02:44E também estou esperançosa aí com algumas decisões que vão acontecer nessas duas semanas, né, principalmente de adaptação climática.
Seja a primeira pessoa a comentar