Donald Trump afirmou que está considerando reduzir as tarifas impostas à China, mas ressaltou que o país asiático precisará oferecer contrapartidas para que a medida seja aplicada. Alan Ghani analisou. Comentarista: Alan Ghani
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/r_wCIBi9Fr4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Pequim precisa retomar a compra de soja, pelo menos nos volumes de antes, e voltou a acenar com a possibilidade de reduzir as tarifas sobre a China, desde que Pequim cumpra algumas condições.
00:18Vamos conversar com o nosso analista de economia, Alan Gani, que já está conosco também nessa manhã. Gani, muito bom dia pra você, boa semana.
00:26Bom, qual a importância da compra da soja americana pela China nesse contexto de guerra comercial, que a gente já vem acompanhando desde o começo do ano aí, e essa possível redução nas tarifas, né? Pode ser uma trégua?
00:39Bom dia, Soraya, bom dia, Nonato, bom dia a toda a nossa audiência. Pode sim, pode ser uma trégua, Soraya.
00:46E o que acontece é que os Estados Unidos não esperavam a reação da China, né?
00:52Então, o que acontece é que colocaram também barreiras protecionistas contra os Estados Unidos, os Estados Unidos com dificuldade de exportar essa soja.
01:03Vamos lembrar que os Estados Unidos também são grandes produtores de soja e de quem que a China está comprando a soja?
01:10Justamente, justamente, do Brasil. Então, nesse sentido, a guerra tarifária acabou beneficiando o Brasil.
01:17E tem um outro ponto bastante interessante, a questão das terras raras.
01:21Então, a China não só dobrou a aposta com as tarifas protecionistas contra os Estados Unidos, os Estados Unidos não esperavam esse movimento da China,
01:31como também ameaça um controle de exportação da tal das terras raras, que são vitais, né?
01:38Aqueles minerais vitais para a indústria de tecnologia, para a indústria bélica norte-americana, entre outras indústrias.
01:47Então, a guerra tarifária agora, ela tem um novo contorno que é justamente essa reação da China e talvez até a China agora numa posição de vantagem.
01:59A gente vê pela primeira vez os Estados Unidos recuando em relação à China.
02:05É claro que uma guerra tarifária não é bom para ninguém e vamos torcer aí por um desfecho amigável entre essas duas superpotências, o que seria bom para o mundo.
Seja a primeira pessoa a comentar