O secretário do Tesouro dos Estados Unidos afirmou que o presidente americano Donald Trump vai se reunir com o líder chinês Xi Jinping na Coreia do Sul. Os países têm diminuído tensões sobre disputas comerciais. O repórter Eliseu Caetano detalha o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Contando que o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, ele também fez uma declaração e afirmou que o presidente americano vai se reunir com o líder chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul.
00:14Eliseu Caetano está de volta e conta aqui como será essa conversa, inclusive o governo americano, Eliseu, que ontem disse nas redes sociais que não tem uma ideia, uma vontade de afetar ou de complicar a China.
00:29Só quer ajudar, ajudar desse jeito, Eliseu Caetano?
00:35Exatamente isso, Bruno. Não sabemos como, mas o discurso é esse.
00:41Muito boa tarde novamente para você, para a Marcia e para todos que nos acompanham em tempo real aqui na programação da Jovem Pan.
00:46Voltamos a falar ao vivo direto dos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira, duas horas com 37 minutos aqui na costa leste do país.
00:54Temperatura de momento no sul da Flórida, 30 graus Celsius. Um dia bonitão lá fora.
00:59Agora, onde também está bonito, pelo menos deve ficar, é na economia. A expectativa do americano é essa.
01:05Donald Trump, como a gente acompanhou semana passada aqui na programação da Jovem Pan, decidiu impor um tarifácio para a China.
01:12Aumento nas taxas de até 100%, numa tentativa de fazer com que a China pare de comprar e de exportar produtos de países, por exemplo, da América Latina, como o Brasil,
01:25interrompendo o impacto ou minimizando o impacto do tarifácio em países com os quais os Estados Unidos estão nesse momento em conversa, seja política ou comercial, como no caso do nosso Brasil.
01:39E daí o Scott Benson, que é o secretário do Tesouro aqui do país, confirmou que Donald Trump está, sim, a caminho de se reunir com o Xi Jinping, líder da China, durante uma escala que pode ser feita na Coreia do Sul, viu?
01:53Esse encontro viria aí em meio à escalada da tensão entre os dois países, mais uma vez reforçando aquilo que eu falei na semana passada, quando a gente viveu aquele momento de euforia aí no Brasil,
02:04todo mundo dizendo, olha, os Estados Unidos mudaram a relação com o Brasil por conta da ligação Donald Trump com Lula.
02:1130 minutos de ligação, Lula ganhou Donald Trump. Eu falei, gente, calma, paciência, porque Donald Trump costuma ter boas relações com os líderes com os quais ele tem algum tipo de trato,
02:25mas às vezes as relações entre os países não são tão boas. A China é um exemplo disso. A relação está horrível, mas ele vai lá e se encontra, e até fala bem do homólogo dele, né?
02:37Esse encontro viria, então, no meio dessa explosão, dessa temperatura mais aquecida, digamos assim, especialmente em torno e por causa das disputas comerciais,
02:48das restrições de exportação de terras raras impostas pela China. E aí, o que disse o Scott Benson? Bom, segundo ele, houve uma desescalada significativa
03:01nessa situação entre Estados Unidos e a China. Donald Trump determinou que as tarifas planejadas não entrem em vigor no próximo dia,
03:09primeiro de novembro, porque ele quer aguardar o desdobramento desse encontro.
03:15Benson também disse que acredita que essa reunião vai ser realizada durante a passagem de Donald Trump pela Coreia do Sul.
03:23e comentou que haverá várias reuniões, Márcio e Bruno, acontecendo paralelamente, simultaneamente,
03:30aqui nos Estados Unidos, na capital, Washington DC, por conta das convenções anuais do Banco Mundial e do FMI,
03:37que é o Fundo Monetário Internacional, que é aquele banco que empresta dinheiro para todos os países, né?
03:42Tudo, obviamente, relacionado à diplomacia e disputas comerciais.
03:47A gente vai seguir daqui de mãos dadas com as notícias internacionais e eu volto já já, em tempo real.
03:51Essa coisa de mãos dadas aí é do Bruno, você tá roubando o jargão, não venha.
03:58Piada interna, maciadante, você tá explorando no ar.
04:01Eu tô super ligada em tudo, em tempo real, meus amigos.
Seja a primeira pessoa a comentar