A Polícia Técnico-Científica de São Paulo implementou um protocolo inédito no Brasil para identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas, inspirado em padrões internacionais. O método permite resultados rápidos e confiáveis, sem precisar testar todas as garrafas apreendidas, garantindo 99% de precisão. Reportagem: Julia Fermino
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/1dW8QGwwZQs
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Justiça Federal ordenou que a Agência Nacional de Energia Elétrica interrompa o procedimento de prorrogação antecipada da concessão da distribuidora Enel em São Paulo.
00:10Reportagem de Matheus Dias.
00:13Atendendo ao pedido do prefeito Ricardo Nunes, a Justiça Federal suspendeu a prorrogação antecipada do contrato da Enel para o fornecimento de energia elétrica na cidade de São Paulo.
00:23A decisão obriga a Agência Nacional de Energia Elétrica, junto com a União, a pensarem em alternativas para a concessão após uma avaliação e possível revisão de critérios técnicos, operacionais e ambientais.
00:37A avaliação deve conter análises de impacto regulatório, considerando eficiência e modicidade tarifária, visando manter o equilíbrio entre qualidade, sustentabilidade financeira e preço justo.
00:50A Justiça Federal também apontou infrações e deficiências na prestação do serviço pela concessionária e impôs uma série de obrigações à empresa, entre elas, otimização no tempo médio de atendimento a emergências, disponibilizar o indicador de nível de serviços e o índice de satisfação ao consumidor e informar a duração da interrupção individual do serviço em dia crítico.
01:13A Enel assumiu o controle da capital paulista e de outros 23 municípios de São Paulo em 2018 e é alvo de constantes críticas, principalmente depois dos apagões, de novembro de 2023, onde parte da capital paulista ficou sem luz durante quatro dias, em outubro de 2024, onde o apagão durou até seis dias em alguns endereços.
01:35O prefeito Ricardo Nunes já criticou a concessionária em diversas oportunidades, já caracterizando a Enel como irresponsável e mentirosa.
01:43O Ministério Público Federal também foi favorável à suspensão.
01:47O contrato atual da concessionária de energia se encerra em 2028.
01:52O Ministério Público Federal também foi favorável à suspensão.
Seja a primeira pessoa a comentar