Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmam que ele deu o aval para que Tarcísio de Freitas (Republicanos) dispute a Presidência em 2026. No entanto, há duas condições: que a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, seja a vice na chapa e que Tarcísio consiga unir os partidos de centro e direita. Reportagem: Lucas Martins.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/Sj2eiLJ18mo
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E aí a gente fala agora do outro lado, porque os aliados de Bolsonaro afirmam que ele aceita apoiar a candidatura de Tarcísio de Freitas à presidência da República.
00:08Só que tem duas condições. Quem traz, quais são essas condições, é o Lucas Martins, chegando ao vivo também diretamente de Brasília.
00:14Lucas, boa tarde.
00:19Oi, Kobayashi, muito boa tarde pra você, pra todo mundo que está na nossa companhia aqui no 3 em 1.
00:24Exatamente, são essas condições. A de que Michele Bolsonaro seja vice de Tarcísio de Freitas e que o governador de São Paulo consiga unir os partidos de centro e de direita aí para uma possível aliança com o partido de Jair Bolsonaro.
00:40Há uma resistência de algumas siglas em relação ao nome da ex-primeira-dama e incerteza sobre a disposição de Tarcísio para fechar essas alianças.
00:52Tem uma resistência de colocar também o nome de Tarcísio como indicado à presidência da República, de alguns partidos aí de centro e também de direita.
01:03Então, são negociações a serem feitas.
01:06Tarcísio de Freitas, que esteve no começo da semana aqui em Brasília para um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
01:14Claro, segundo ele, foi um encontro informal aí, mas já tem algumas articulações em relação a esse encontro de Tarcísio de Freitas com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
01:27Ele foi para levar um recado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, disse que não tem interesse a se candidatar à presidência da República e que sim quer se reeleger ao governo de São Paulo.
01:39Então, são muitas articulações já prevendo as eleições de 2026.
01:45Está com você, Kobayashi.
01:47Muito obrigado, Lucas Martins, ao vivo e diretamente de Brasília.
01:50Deixa eu chamar o Bruno Musa agora para entender essas duas condições que nos trouxe o Lucas, Bruno Musa.
01:55Michele tem que ser a vice e o Tarcísio tem que reunir todos os partidos ali de centro e direita.
02:01Confesso que não me surpreende, Kobayashi, eu acho que, obviamente, ele não deixaria passar barato, ele é um nome extremamente forte, o Jair Bolsonaro.
02:14Obviamente, ele que conduziu, conduz bastante gente às ruas, enfim, um nome importante que se consolidou aí na direita ao longo dos últimos anos.
02:23Então, ele, obviamente, consegue ditar as cartas e, claramente, me parece, eu não sei, de verdade, ninguém sabe se o Tarcísio, de fato, se tornará o candidato, sim ou não.
02:34Eu concordo muito que o nome do centrão é o Tarcísio, mas a política muda, repito, no Brasil até o passado é incerto, como diz Pedro Malan, e de maneira muito correta.
02:44Então, eu acho, me parece que faz parte até de uma estratégia dos dois lados, tanto o Lula como o Tarcísio, jogar isso no campo da surpresa.
02:56Eu estava vendo uma palestra muito legal, Roberto Reis, inclusive é um amigo meu e vale a pena acompanhar no X, em que ele mostra todos os números dele e ele considera, de novo, estou repetindo o que ele fala,
03:08uma probabilidade, também acho que isso ainda não dá para saber, mas ele fala que em fevereiro e março saberia, de que Lula sequer participe.
03:16Afinal de contas, ele já deu algumas frases, não sei se eu vou ter saúde, etc.
03:20Eu acho, olhando hoje, que ele acaba participando, mas de qualquer maneira tudo pode virar.
03:25O que eu quero dizer é que está muito cedo, mas me parece que seria uma estratégia interessante do próprio Tarcísio dizer que não se candidataria,
03:34mas sim seria candidato à própria reeleição, onde ele teria uma reeleição tranquilamente.
03:39Mas me parece que é mais inteligente ele não dar as caras desse momento, até para não começarem a bater nele, enfim, tanto mídia como a própria oposição,
03:51e tudo isso gerar um incremento de popularidade, eventual incremento de popularidade do Lula.
03:56Então, acho que, na minha opinião, hoje, especulando por completo, o Tarcísio, sim, é um ótimo nome, ele sairá, na minha opinião,
04:04e podemos errar sem nenhum tipo de problema com isso, mas eu acho que faz todo sentido, se ele sair, ter o aval do próprio Bolsonaro.
04:16Afinal de contas, ele é um nome importante e concordo com o Alan, não diria impossível, porque no Brasil e na política nada é impossível,
04:23mas é altamente improvável que ele não consiga se sair como candidato.
04:27Zé Maria, duas questões aqui. A primeira é se essas duas condições cabem no mesmo pacote aí,
04:33do Bolsonaro indicar o vice, alguém da sua família, e mesmo assim o Tarcísio ter o apoio do centro e da direita, né?
04:40Como é que isso cairia para todos os interessados nessa vaga de vice do Tarcísio aí, inclusive alguns líderes partidários?
04:47E segundo, o nome da Michele, porque aparentemente, a gente precisa se lembrar, teria uma certa resistência, inclusive, dos filhos, né?
04:53Tem ali uma questão entre os Bolsonaros filhos e a Bolsonaro, primeira-dama, Michele e Bolsonaro também.
05:00Como é que você vê essa questão, hein?
05:03Pois é, é exatamente isso, né? São as duas condições que nem são difíceis, porque o grupo partidário já está formado.
05:11Aliás, formou-se primeiro o grupo e depois levaram a Tarcísio, né?
05:17Foi exatamente o contrário, ele nem precisou fazer muito.
05:20O grupo que entende que é o Tarcísio, ele é o nome.
05:24É uma realidade.
05:25Segundo, que a Michele seja vice é uma ideia de todos, porque acham que tem que ser uma mulher.
05:32Ou a Michele e torcem para o ex-presidente, já que ele acha ruim que a mulher dele entre nessa disputa.
05:39E eu realmente acho que ela vai apanhar muito.
05:42Será uma guerra, será uma carnificina, né?
05:45Então, é a possibilidade forte de que seja Tereza Cristina a vice com apoio do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
05:54Estão convencidos por aqui que mesmo sem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Tarcísio vence a eleição.
06:01Mas é preciso o apoio dele, fica mais fácil.
06:03Essa dificuldade aí chegou a um ponto que o presidente do partido, o Valdemar Costa Neto, foi lá pedir para antecipar o apoio.
06:13O apoio já estava fechado.
06:15Me disseram que já, Bolsonaro já tinha dado o sinal verde, já deu o sinal verde.
06:20O pedido era para antecipar esse apoio.
06:23Apoiar logo, falar logo.
06:25Isso é na hora, isso é em cima da hora.
06:27Então, é esse o debate, é que além de apoiar, tem que antecipar.
06:32E aí, a família está avaliando que é melhor perder com um nome como Eduardo Bolsonaro ou outro na chapa,
06:39do que ganhar com a Tereza Cristina na chapa do Tarcísio.
06:44Mas, olha, neste momento todos identificam e sabem onde está o grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Seja a primeira pessoa a comentar