00:00A gente vai a partir de agora com informação envolvendo aqui, é com Eliseu Caetano que a gente vai conversar agora, né?
00:06Vamos, isso, vamos seguir com Eliseu Caetano pra falar sobre o Partido Democrata que condenou de maneira absoluta um vídeo publicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,
00:16sobre uma suposta fraude nas eleições que mostram o ex-presidente Barack Obama e a esposa dele, Michelle Obama, como macacos.
00:25Eliseu Caetano, quais são as atualizações sobre esse caso?
00:27Mais uma polêmica envolvendo Donald Trump, viu, Bia?
00:32Muito bom dia novamente pra você, pro Cine e pra todos que acompanham o Jornal da Manhã.
00:36A gente fala ao vivo direto dos Estados Unidos porque o presidente Donald Trump se envolveu em uma nova polêmica na noite de ontem ao fazer um post em suas redes sociais de um vídeo, né?
00:45Nesse vídeo, perto do fim, mostra os ex-presidentes, perdão, o ex-presidente Barack Obama, acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Obama,
00:53com seus rostos sobrepostos a corpos de macacos, acompanhado pela música The Lion's Lips Tonight.
01:01A imagem tem sido amplamente denunciada na internet e também através de analistas e até de oposição política como racista e ofensiva, viu?
01:16O vídeo tem cerca de um minuto de duração e, na maior parte, apresenta alegações sobre a eleição presidencial de 2020,
01:24repetindo aí teorias conspiratórias de que as máquinas de votação da empresa Dominion teriam ajudado a roubar aquela eleição.
01:33Acusações essas que, inclusive, já foram desmentidas, repetidas vezes por autoridades e também por tribunais aqui nos Estados Unidos.
01:39Mas aí, ali, lá no final, por cerca de dois segundos, aparece a imagem gerada por inteligência artificial de Barack e Michelle Obama,
01:47retratados como macacos.
01:49Esse trecho curto, porém simbólico, foi o que desencadeou a maior parte das reações negativas.
01:56É mais uma polêmica envolvendo o Donald Trump.
01:59Eu volto com vocês no estúdio.
02:00Valeu, Eliseu Caetano. Reta final aqui do nosso Jornal da Manhã.
Comentários