O relator do projeto de anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), afirmou que a proposta contemplará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele destacou que o objetivo é criar um texto de consenso que beneficie todos os envolvidos, sem deixar ninguém de fora. O parlamentar vem realizando reuniões com diferentes bancadas na Câmara para discutir o tema. Reportagem: Rany Veloso
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/cG23kOj4W6U
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A gente muda de assunto aqui no Jornal da Manhã. O relator do projeto de anistia, Paulinho da Força, se reuniu com alguns partidos ontem e deixou claro que o texto pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Confira na reportagem da Rani Veloso.
00:15Pelo segundo dia consecutivo, o relator do projeto da redução de penas de condenados por tentativa de golpe se reuniu com bancadas de diferentes partidos da Câmara. Mas antes de apresentar o texto, o deputado Paulinho da Força quer reconstruir, segundo ele, a relação entre Câmara e Senado, após o arquivamento da PEC da blindagem.
00:36Tem uma preocupação das bancadas, que eu senti hoje, de todas as bancadas, essa preocupação de votar e o Senado segurar. Então, como eu estou trabalhando para pacificar o país, não poderia deixar que essa guerra que está hoje, não teria uma guerra, mas essa confusão que está aqui hoje entre o Senado e Câmara.
00:54Durante as reuniões, o relator deixou claro que o projeto de lei discutido pode beneficiar o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, com reduções de penas.
01:04Falaram em até 11 anos a menos e a possibilidade de prisão domiciliar. Mas Paulinho da Força não deu detalhes, se vai deixar isso claro no texto.
01:15Eu acho que nós vamos ter maioria, porque as pessoas estão sensibilizadas, esse tema divide o Brasil, divide aqui o Congresso Nacional, não só a Câmara, divide o Congresso.
01:26E eu tenho certeza que é a construção de uma redução de penas, que as pessoas que estão presas possam ir para casas, aqueles que devem pague, mas que aqueles que hoje estão na cadeia poderão seguir sua vida.
01:40E é isso que nós estamos trabalhando, já que essas pessoas que estão presas, que saíram do Brasil, que estão presas em casa, possam ter liberdade e voltar para suas casas e voltar à sua vida normal.
01:51O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, criticou qualquer possibilidade de anistia.
01:57Tem chance grande de acontecer, se eles insistirem nesse tema, é que essa primeira proposta do relator seja rejeitada, porque a gente vai votar contra, vai ter gente do outro lado votando contra,
02:08e a gente entra numa proposta absurda, que é de anistia ampla, geral e restrita, que é inconstitucional.
02:15Então quem pautar, e é o presidente que pauta isso, está correndo o risco de escalar novamente, numa afronta institucional, num ataque ao Supremo.
02:26Já o líder da Federação União Progressista, Dr. Luizinho, se mostrou favorável à diminuição de penas para os condenados pelos episódios após a derrota de Bolsonaro em 2022.
02:37Então a gente precisa ter o texto pronto, entender qual o melhor momento de ser colocado ele para ser levado ao plenário,
02:45mas tem a sensibilidade da bancada de que tem penas excessivas para as pessoas que participaram aí do 8 de janeiro,
02:53e tem apoio da bancada para enfrentar esse tema.
02:56Obviamente o Paulo vai concluir um texto, vai apresentar para a gente discutir o melhor momento de levar isso ao plenário,
03:02e ter ratificado esse apoio do texto aí formalmente escrito.
03:06Existe uma expectativa de votação na próxima terça-feira,
03:10mas a discussão da isenção do imposto de renda e a falta de consenso sobre o projeto devem adiar o tema na Câmara.
Seja a primeira pessoa a comentar