O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a nova retaliação dos Estados Unidos ao Brasil não tem justificativa econômica, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, garantiu que a emissão de vistos para autoridades brasileiras que participarão da 80ª Assembleia Geral da ONU em Nova York não será prejudicada. Ambos participaram da assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA, envolvendo Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Reportagem: Rodrigo Viga
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/mfTy_lJ3XTA
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio, formada por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, assinaram um acordo entre os blocos. Os detalhes com o Rodrigo Viga.
00:11O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira aqui no Rio de Janeiro que uma eventual nova retaliação ou sanção por parte dos Estados Unidos ao Brasil não tem justificativa econômica.
00:26Essas ameaças caram força nos últimos dias, principalmente após a condenação do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a mais de 27 anos de prisão por uma suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado.
00:45O ministro do Desenvolvimento e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse entender que não há qualquer relação entre decisões do Poder Judiciário com a política tarifária ou comercial de um país.
01:01Eu entendo que não há relação entre decisão do Poder Judiciário e política tarifária, política imposto de importação, é política imposto regulatório, é política regulatória.
01:18Então não há relação entre decisão de um outro poder e política regulatória.
01:24Alckmin e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, além de representantes do Mercosul, participaram nesta terça-feira no Palácio do Itamaraty, sede da Diplomacia Nacional do território fluminense,
01:37na assinatura de um acordo comercial entre o bloco do Coniçu e um bloco europeu, conhecido como EFTA, formado por quatro países, Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.
01:48Para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esse acordo representa muito para o comércio internacional, ainda mais em tempos de protecionismo de alguns países.
02:01Sobre a reunião da Assembleia Geral da ONU, na semana que vem, em território norte-americano,
02:09o ministro Mauro Vieira disse acreditar que a concessão de vistos para a delegação do país não será um problema.
02:19Não de forma alguma, inclusive já foram liberados alguns e os Estados Unidos, na condição de país sede da ONU, tem, pelo compromisso no acordo de sede, o compromisso de conceder esses vistos.
02:33O embaixador brasileiro e ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou nesta terça-feira, aqui no Palácio do Itamaraty, sede da Diplomacia Brasileira no Rio de Janeiro,
02:46da assinatura de um acordo comercial entre dois blocos, o Mercosul, do qual o Brasil faz parte, e o EFTA, um bloco comercial europeu,
02:56que reúne Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein, do Rio, Rodrigo Vega.
Seja a primeira pessoa a comentar