00:00E uma nova ferramenta pode mudar para sempre a forma como a medicina combate doenças.
00:07Um modelo de inteligência artificial criado por cientistas promete um salto na descoberta de tratamentos contra vírus e bactérias.
00:18Vamos ver.
00:21É cada vez mais claro que a inteligência artificial pode ajudar no campo da medicina.
00:26E agora cientistas criaram um novo modelo de IA que identifica com mais precisão e mais eficiência anticorpos para tratar doenças infecciosas, como a gripe e até a contaminação por HIV.
00:39O que demorava meses para ser feito agora leva menos de um dia.
00:44De acordo com um estudo do Scripps Research Institute, a tecnologia analisa os detalhes das respostas imunológicas,
00:51permitindo encontrar os candidatos mais promissores para o tratamento em poucas horas.
00:57Em comparação, no método convencional, os pesquisadores precisam examinar milhares de candidatos individualmente, o que torna o processo muito mais lento.
01:06Para chegar ao modelo de inteligência artificial, a equipe combinou duas tecnologias.
01:11Primeiro, a microscopia crioeletrônica, que captura imagens de anticorpos se ligando a seus alvos.
01:18Em seguida, o Model Angelo, uma ferramenta de IA que usa essas imagens para prever quais anticorpos podem fornecer proteção.
01:28A vantagem desse método, além da agilidade, é que ele elimina grande parte da suposição na descoberta dos anticorpos.
01:36Em vez de rastrear milhares deles aleatoriamente, os pesquisadores já vão direto naqueles que se mostraram bons candidatos para cada caso.
01:45Para colocar o modelo à prova, a equipe testou os anticorpos identificados pelo Model Angelo em modelos animais, para verificar a eficácia na proteção contra a gripe.
01:56Os resultados demonstraram proteção significativa contra o vírus.
02:00O grupo acredita que a tecnologia torna a comunidade científica mais preparada para emergências em saúde pública, incluindo novas pandemias.
Seja a primeira pessoa a comentar