Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 7 semanas
Brasília, Brasil
O ministro Flávio Dino afirmou que as leis americanas não se aplicam em território brasileiro. Os Estados Unidos reagiram afirmando que ‘nenhum tribunal estrangeiro pode invalidar’ suas ações.

BRAZIL Federal Supreme Court HAND OUT / AFPTV
AFP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, afirmou na segunda-feira que a legislação estrangeira não tem validade no Brasil.
00:08A afirmação foi feita depois que os Estados Unidos usaram uma de suas leis para sancionar o ministro Alexandre de Moraes, relator do julgamento contra Jair Bolsonaro.
00:18Washington usou a Lei Magnitsky, um instrumento para sancionar pessoas acusadas de violações de direitos humanos no mundo, para punir Moraes, que conduz o processo contra Bolsonaro, e suspendeu em 2024 a rede social X.
00:34Em um comunicado, o Supremo Tribunal Federal afirmou que o ministro Flávio Dino suspendeu a eficácia de decisões judiciais, leis, decretos, ordens executivas de estados estrangeiros em nosso país.
00:47Segundo a Constituição Brasileira, decisões judiciais estrangeiras só podem ser executadas no Brasil mediante homologação ou observados os mecanismos de cooperação judiciária internacional.
01:02A decisão não menciona a Lei Magnitsky, mas uma fonte do tribunal indicou à agência France-Presse que, na teoria, a decisão invalida essa norma no Brasil.
01:12Os Estados Unidos reagiram afirmando que nenhum tribunal estrangeiro pode invalidar as sanções do país nem salvar ninguém das graves consequências de violá-las.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado