O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira, estudam um acordo de cooperação técnica entre duas instituições de saúde no Rio de Janeiro. O objetivo é estudar a viabilidade da integração das unidades. Reportagem: Rodrigo Viga.
Assista ao programa completo: https://youtube.com/live/0cgf6Q9veTo?feature=share
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00O ministro da saúde Alexandre Padilha e o presidente da fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, estudam um acordo de cooperação técnica entre duas instituições de saúde no Rio de Janeiro. Assunto para o Rodrigo Viga.
00:13A fusão entre o Hospital Maternidade Fernandes Figueira, no Flamengo, na zona sul da capital, com o Hospital da Lagoa, também na área nobre do Rio de Janeiro, está na mira e no radar do Ministério da Saúde.
00:26Estudos já estão sendo feitos nessa direção. Quem está capitaneando essa análise é a Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz.
00:34Esses estudos já chegaram ao ministro da saúde Alexandre Padilha e a ideia é que essa análise, esse levantamento, seja apresentado em uma audiência pública e está tratando desse e de outros assuntos no âmbito da área da saúde.
00:53Os hospitais federais estão muito presentes aqui no Rio de Janeiro. É um legado da época em que a cidade era a capital federal. São seis unidades federais.
01:03No entanto, elas são alvos de muitas reclamações na população carioca e fluminense.
01:11Demandas frequentemente não atendidas. Foi assim durante a crise sanitária provocada pelo coronavírus.
01:21Em meio à pandemia de Covid-19, leitos parados, desativados ou falta de profissionais e também de uma boa administração.
01:29Desde a gestão da ex-ministra Nízia Trindade, há uma tentativa do governo federal em otimizar e melhorar o trabalho e o atendimento desses seis hospitais federais situados e sediados aqui na cidade do Rio de Janeiro.
01:46Ao longo dos últimos anos, esses hospitais também foram palcos de disputas entre partidos políticos que acabaram loteando cargos importantes dessas unidades que podem ser também relevantes para o atendimento da população carioca e fluminense.
Seja a primeira pessoa a comentar