00:00Gani, eu quero saber de você, se entende que o fato das transmissões do julgamento de Jair Bolsonaro e dos outros réus acontecer faz com que ele seja muito mais transparente do que em outros países e, por isso, não haveria motivo de preocupação em relação à maneira como o ministro Alexandre de Moraes está conduzindo na relatoria?
00:19Não, há motivo de preocupação, Evandro. Por que eu digo isso? Bom, a começar pela questão que o próprio ministro é o julgador do caso, é o relator, age como um promotor também, conduzindo as investigações na prática, então só isso já é um motivo de preocupação.
00:37Os prazos também são muito curtos, enfim, além de outras questões que não estão ligadas exatamente a este julgamento, mas, por exemplo, a própria prisão que ocorreu do Felipe Martins, no meu entendimento, forçando ali uma delação premiada, uma prisão injusta, porque não houve entrada dele, agora isso foi confirmado, nos Estados Unidos.
01:00Então, por todos esses elementos, há motivo, sim, de preocupação.
01:04E para você, Piperno, se avalia da mesma maneira?
01:05Não, eu acho que o motivo da gente, enfim, do país, todo poder acompanhar depoimentos, transmissões, argumentos da defesa, argumentos da acusação, faz isso, sim, um julgamento muito aberto.
01:19Então, a gente pode questionar, como o Alan fez, uma série de outras coisas, inclusive a própria razão das acusações.
01:27Há uma parte do país que acha que é excesso de rigor, que não foi aqui, enfim, tudo isso vai ser julgado depois pelos outros integrantes da corte.
01:36Mas o fato de que esse é, sim, um julgamento transparente, isso me parece bem evidente.
Comentários