A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou dois pedidos da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e manteve a determinação de recolhimento de seu passaporte. A Suprema Corte também proibiu a comunicação de Bolsonaro com outros envolvidos nas investigações em curso contra ele.
Bolsonaro é investigado por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A decisão da primeira turma do Supremo foi unânime. - Apoie o jornalismo Vigilante: 10% de desconto na assinatura do combo anual
https://bit.ly/oacombo
Acompanhe O Antagonista no canal do WhatsApp. Boletins diários, conteúdos exclusivos em vídeo e muito mais.
https://whatsapp.com/channel/0029Va2S...
Ouça O Antagonista | Crusoé quando quiser nos principais aplicativos de podcast.
Leia mais em www.oantagonista.com.br | www.crusoe.com.br
00:00Hoje pela manhã, enquanto eu, né, já na manhã dessa terça-feira, a primeira turma do STF rejeitou dois pedidos da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e manteve a determinação do recolhimento do seu passaporte.
00:15Coloca aí na tela, Matheus, por gentileza, porque a Suprema Corte também proibiu o Bolsonaro de manter contato com outras pessoas investigadas naquele inquérito sobre a suposta tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
00:31Entre as pessoas com as quais o Bolsonaro não pode manter contato é o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O Bolsonaro, inclusive, tem reclamado publicamente sobre essa determinação do ministro Alexandre de Moraes.
00:46Traz pra cá, Matheus, porque, né, essa é uma decisão, né, o Supremo confirmou, a primeira turma do Supremo confirmou essas limitações, então, ou seja, o Bolsonaro continua sem poder sair do país e também continua sem poder conversar com o presidente do próprio partido, Valdemar Costa Neto.
01:01Quer falar alguma coisa sobre isso, Buda?
01:02Então, o problema dessas medidas, Wilson, é que o inquérito, ele tem que chegar a um fim, a investigação acontece, uma hora você tem que chegar a alguma conclusão e mostrar pra sociedade, ser transparente, dizer ali do que que o Bolsonaro tá sendo acusado, fazer o julgamento, né, isso tem que acabar em algum momento.
01:25O problema é que esses inquéritos, eles nunca acabam e aí essas medidas cautelares acabam sendo estendidas ad infinito e aí muitas vezes elas realmente, a gente descobre depois, elas são excessivas, abusivas, né, não fazia sentido manter algumas pessoas presas por tanto tempo num inquérito que não acaba, né, a questão aí é que o inquérito tem que chegar a um fim e isso não tá acontecendo.
Seja a primeira pessoa a comentar