O governo publicou um novo decreto que determina critério para custeio de translado para brasileiros que morrerem no exterior, após a morte da brasileira Juliana Marins, que comoveu o país. Lula reeditou um decreto de 2017 que impedia que o governo brasileiro bancasse o translado de corpos ou restos mortais de brasileiros.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/0NR8vP0vwAQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Com mais informações aqui da nossa reportagem, o governo publica novo decreto que determina critérios para o custeio de traslados de brasileiros que morrerem no exterior.
00:09Ao vivo do Rio de Janeiro, Rodrigo Viga tem aqui mais detalhes dessa alteração, provocada também na esteira da comoção em torno da morte da brasileira Juliana Marins.
00:20Pois não, Viga?
00:20Sem dúvida alguma, meu caro Nonato, mais uma vez, bom dia para você, para a Soraya, para o nosso ouvinte, espectador e internauta da Jovem Pão.
00:29Houve toda uma mobilização, uma consternação, eu diria até nacional, com a morte da jovem publicitária aqui de Niterói, Juliana Marins, de 24 anos de idade, aquela que caiu de uma trilha em um vulcão na Indonésia essa semana.
00:43Houve apelos por parte da classe política, da parte artística, houve até muita gente se mobilizando, se cotizando financeiramente para o traslado do corpo.
00:54E aí, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu reeditar um decreto de 2017, que impedia, inviabilizava, que o governo brasileiro bancasse, financiasse, custeasse o traslado de corpos de brasileiros ou restos mortais que morreram fora do país.
01:14Diante dessa reedição, o decreto cria novas regras, novos parâmetros para o traslado de corpos, mas no caso específico agora de Juliana Marins, os cofres públicos poderão ser utilizados para ajudar no traslado do corpo,
01:30para que ela possa ser velada e sepultada dignamente aqui em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro.
01:39Meu caro Nonato, Niterói está de luto por três dias, o Brasil inteiro está de luto porque realmente é um caso chocante, mas a cidade de Niterói decidiu fazer uma nova homenagem para a jovem publicitária de 24 anos de idade.
01:53Vai batizar um mirante bastante visitado e conhecido, Mirante do Sossego.
01:58Niterói é uma cidade umbilicalmente ligada ao Rio de Janeiro, uma cidade co-irmã na região metropolitana, com o nome de mirante Juliana Marins.
02:05Por quê? Porque Juliana Marins costumava, adorava, gostava de visitar esse mirante na cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro.
02:14Várias manifestações de solidariedade à família e também manifestações de apoio aos familiares após essa tragédia,
02:23que segundo o legista lá da Indonésia, aconteceu após a queda na trilha, porque ela teve um corte contundente nessa queda na ribanceira.
02:32Não teria sido por conta da demora no socorro pela suposta hipotermia, depois de quatro dias aguardando um resgate lá na Indonésia.
02:42Meu caro Nonato, fica toda a expectativa agora da chegada do corpo aqui no Rio de Janeiro.
02:46O pai de Juliana Marins está por lá na Indonésia e todos aguardando esse momento triste para o sepultamento da jovem publicitária de 24 anos de idade.
02:59Pois é, Viga, caso realmente causou comoção, chamou muito a atenção, até pelas imagens.
03:04Hoje em dia, quando você tem imagens, isso acaba trazendo uma comoção muito maior para as pessoas.
03:08Muito obrigado, Rodrigo Viga, no Rio de Janeiro.
Seja a primeira pessoa a comentar