O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “inaceitável” e “arbitrária” a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar os vistos de entrada de oito ministros do Supremo Tribunal Federal, do procurador-geral da República e de seus familiares. Reportagem: Aline Becketty
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/VBzfZGWV9mQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00As tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos ainda continuam.
00:05O presidente Lula classificou como inaceitável a revogação do visto americano de ministros do Supremo Tribunal Federal.
00:12Acompanhe na reportagem de Aline Beckett.
00:16O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou em suas redes sociais a revogação do visto do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
00:26Na publicação, o secretário afirma que o ministro brasileiro vem perseguindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
00:34Ele também declara que as medidas do Supremo Tribunal violam os direitos dos brasileiros e afetam até mesmo os cidadãos americanos.
00:42Rubio ainda afirma que os vistos de aliados de Moraes e de seus familiares também serão revogados.
00:48Diante as tensões diplomáticas, o presidente Lula classificou como inaceitável a decisão dos Estados Unidos de revogar o visto do ministro Alexandre de Moraes, de seus familiares e de aliados do Supremo Tribunal Federal.
01:03Em nota, Lula disse que a medida é arbitrária, sem fundamento e representa uma interferência indevida no sistema de justiça brasileiro.
01:11Na declaração, Lula expressou solidariedade aos ministros atingidos e disse que nenhuma ameaça externa vai comprometer o papel das instituições brasileiras na defesa do Estado Democrático de Direito.
01:25A reação acontece um dia após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão na casa e no escritório do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília.
01:35A operação faz parte das investigações sobre a trama golpista de 2022.
01:41Bolsonaro passou a cumprir medidas cautelares, como recolhimento domiciliar noturno.
01:47Ele está proibido de sair entre sete da noite e seis da manhã.
01:51A Advocacia-Geral da União disse que essa decisão é uma deturpação dos fatos e defendeu que Moraes atua com base na Constituição.
01:59Neste sábado, Lula se reuniu com o ministro Mauro Vieira das Relações Exteriores, mas o encontro não teve declarações públicas.
Seja a primeira pessoa a comentar