00:00E ontem o senador Marcos Duval completou 52 anos e como presente de aniversário ele foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal
00:10que foi determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
00:14Os agentes da Polícia Federal estiveram no gabinete do senador e também no seu apartamento funcional em Brasília.
00:21A gente tem algumas imagens para vocês, confira aí.
00:30É ele, viu?
00:49Por favor, pessoal.
00:51Por favor, pessoal.
00:53Pera aí, pera aí, pera aí, pera aí.
00:56Vamos ver, só tem que entrar.
00:58Vamos cooperar com o pessoal.
01:01Opa, aumenta, aumenta.
01:14E segundo a nota divulgada pela corporação, sem citar o nome do senador, o mandado judicial também foi cumprido no endereço ligado ao Duval em Vitória.
01:24O senador também teve o seu celular apreendido e suas contas nas redes sociais suspensas logo nesse início da operação.
01:32Inclusive, o ministro do STF ordenou que se investigasse o relato de que Duval sobre essa suposta articulação de um golpe que envolveria Jair Bolsonaro e também o ex-deputado federal Daniel Silveira.
01:45Inclusive, ontem também, esse fato teve uma repercussão grande no Senado, na Câmara, no Congresso como um todo, e o vice-presidente do Senado, o senador veneziano Vital do Rego, que era a autoridade mais alta do Senado durante a operação de busca e apreensão do gabinete do senador Marcos Duval, ele evitou falar sobre esse assunto.
02:05Ao ser confrontado por jornalistas sobre a saída, Vital do Rego recusou e decidiu não falar sobre o tema. A gente tem um trechinho para vocês.
02:15E não por força do que foi trazido por vocês próprios, deve falar. Seria algo leviano de minha parte.
02:23Mas desculpas, deixe-me tomar conhecimento. Se eu tomar conhecimento, não teria, e não terei nenhuma dificuldade de lhes falar. Tá bom? Um abraço.
02:30Boa noite. Obrigada, senhora.
03:00E para que você façam as diligências em Brasília, com as imagens que a gente acabou de ver.
03:06E, diante também dessas diligências, o vice-líder do governo na Câmara, o deputado Rogério Corrêa, anunciou que vai pedir a retirada do senador Marcos Duval da CPMI do 8 de janeiro.
03:18A senadora Elisiane Gama, que inclusive é relatora também na CPI, afirmou em nota que acompanha com atenção tais medidas e que a imunidade parlamentar não abarca tudo.
03:29Quem também se manifestou sobre esse caso foi o próprio ministro da Justiça, o Flávio Dino, que afirmou que isso é normal da democracia. Confira o vídeo.
03:41Respondem a processos criminais. E isso é normal na democracia. Ou seja, nós temos um poder judiciário independente, nós temos uma polícia federal que cumpre as ordens judiciais e realiza as investigações que a lei manda.
03:54independentemente de quem seja a pessoa investigada. Então, eu não tenho, como integrante do governo, de responder sobre questões políticas, porque polícia é um âmbito, política é outro âmbito.
04:10A nossa posição política, a posição do presidente Lula, é de proteger a democracia e a Constituição. Os problemas de polícia, esse senhor e outras pessoas que sejam investigadas, que respondam perante a polícia e perante a justiça.
04:25No último abril, a Polícia Federal chegou a pedir a prisão do senador Marcos Duval, que foi acusado de tentar obstruir o inquérito que investiga os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
04:38Na época, Alexandre de Moraes acolheu um parecer contrário da PGR e indeferiu o pedido da Polícia Federal.
04:46O ministro do STF, porém, ordenou a expedição de mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos nesta quinta-feira, em endereços ligados ao parlamentar.
04:56Esse é mais um desdobramento das falas polêmicas do Marcos Duval, inclusive com a reportagem de capa da revista Veja,
05:04que gerou uma repercussão negativa, com diversas acusações que o Marcos Duval fez ao ex-presidente Bolsonaro, ao próprio Alexandre de Moraes.
05:15Tudo isso gerou uma bolha em torno dele, uma repercussão negativa e até descredibilizou o senador Marcos Duval em diversas falas dele.
05:24E agora a Polícia Federal cumpre diligências, mandados de busca e apreensão, tanto no seu gabinete, quanto na sua residência,
05:32e também na sua residência em Vitória, no Espírito Santo.
05:36A gente vai acompanhando esse caso e você continue aí acompanhando a gente no portal, redes sociais, para acompanhar o desdobramento desse tema.
Seja a primeira pessoa a comentar