00:00Vamos lá, governo entrega a deputados um plano de comunicação para defender a reforma tributária, olha só, se a reforma é boa ou não, não interessa muito, o negócio é o marketing, gente, é apostar no marketing, no documento que foi entregue aí nesse plano de comunicação que foi feito pela equipe aí do ministro da Fazenda, Fernando Haddad,
00:23ele está falando lá que a PEC, as PECs 45 e 110 são mais maduras para aprovação de uma reforma e o principal foco desse documento é contrapor a tese de que as PECs aumentam a carga para o consumidor, não, duvido que vá aumentar a carga tributária para o consumidor, duvido é o dó.
00:45A proposta é substituir Piscofins, ICMS, ISS e IPI por um IVA, que é um imposto de valor agregado, único ou dual, calma, calma, calma, calma, não, pode baixar, voltei um pouquinho, aqui, único ou dual, por que único ou dual?
01:08Se for único vai ser o IVA federal e ponto, ou se for dual, pelo menos essa é a ideia do governo, que seja um IVA federal e um IVA estadual, tá, os municípios ainda estão brigando por um terceiro IVA, que seria o IVA municipal, no fim das coisas vai mudar um monte de letrinha, vai ficar um monte de coisa de novo, nós vamos ver.
01:28É, de padrão internacional, com legislação uniforme e o mais simples e homogênea possível, né, essa é a proposta.
01:37E aí diz aí o plano de comunicação, vocês vão ouvir os caras falando desse negócio, o IVA, ele é moderno, é simples, seguro e transparente, né, parece uma propaganda, né, não parece?
01:48Imagina que eu, sentado com a minha família, tomando café da manhã, aquele sol brilhante, amarelo, a cozinha, né, ou onde, normalmente é num jardim, né, uma sacada, sei lá, uma varanda, com jardim, uma piscina ali, a cara da riqueza, né, e você falando, ah, rapaz, mas o IVA é ótimo, o IVA, a minha esposa pergunta alguma coisa, né, como é uma conversa que você tem no café da manhã normalmente, né?
02:13Mas, e esta reforma tributária, hein, meu amor? E eu responderia, de acordo com o plano de comunicação do governo, o IVA é moderno, simples, seguro e transparente.
02:25É isso, o IVA vai melhorar a vida das pessoas e das empresas, o IVA vai simplificar e dar transparência ao sistema tributário.
02:35Eu duvido, duvido que vocês não vão ouvir essas frases, pelo menos uma dessas frases, nos próximos 10 dias.
02:43Podem guardar o que eu estou dizendo para vocês, mas está aí, governo preocupado para que a comunicação seja bem feita.
02:50Brincadeiras à parte, é óbvio que é muito importante você se comunicar bem, para que a sociedade entenda a reforma tributária.
02:58Até agora, eu não sei vocês, mas eu aqui ainda não entendi direito.
03:05Tá bom? Não só a reforma tributária, ainda tem um arcabouço fiscal secreto que a gente vai descobrir aí nas próximas semanas, aparentemente.
03:14E aí, o nosso querido relator da reforma falou um negócio que você não esperaria, né, surpresa total.
03:23Todos concordam que o sistema tributário precisa ser modificado.
03:26Talvez isso, na verdade, seja até um problema, né?
03:29Como todo mundo concorda, cada um tem uma opinião, né?
03:36Cada um tem o seu plano tributário perfeito.
03:39Por exemplo, na minha reforma tributária, eu ficaria isento de todos os impostos.
03:42E o resto da população brasileira poderia honrar a minha parte dos impostos, porque você pensa, é uma pessoa contra 220 milhões.
03:51Não vai fazer diferença. Por que não me deixar isento? Essa é a minha reforma tributária.
03:55E aí, diz ele aqui, ó, todos concordam que o sistema tributário precisa ser modificado.
04:00Então, o que existe é muita especulação acerca do que ainda não existe, que é o texto.
04:04Esse momento é o de diálogo. É isso. Não tem reforma ainda, por isso que está difícil de entender mesmo.
04:14E eles estão... Ok, né? Você tem que ouvir a sociedade e trazer as ideias para ver o que dá para construir a partir daí, né?
04:23Ainda há desencontros, né? Vocês... Ontem, ontem, ontem, eu estava falando aqui que o Bernardo Apique,
04:27que é o secretário da reforma tributária lá no Ministério da Fazenda,
04:30falava que a gente tem que... Que os estados vão poder estabelecer as alíquotas deles, né?
04:39Ou uma alíquota média lá, alíquota que vai ser praticada no IVA estadual.
04:45Então, mais no plano de comunicação, fala que ele vai ser dual ou único.
04:50Então, ainda tem muita coisa para a gente discutir e resolver.
04:57E aí sim, talvez, repassar para a sociedade, para a gente poder, pelo menos, ter uma opinião mais embasada sobre esse assunto, tá?
05:07Uma coisa que eu, particularmente, não acho que vai ser possível é que não se aumente a carga tributária.
05:14E é isso. Eu nunca vi acontecer.
05:17Tipo o caviar na música do Zeca Pagodinho, né?
Seja a primeira pessoa a comentar