00:00E tem dois aspectos que eu queria puxar aqui para a gente comentar rapidinho, porque enfim, no WhatsApp tem muita coisa, hoje o dia está bem lotado de notícia, é que o Lula falou sobre a tentativa de golpe do dia 8 e também fez algumas ponderações, dando alguns recados aos ex-integrantes da Lava Jato.
00:22Vamos começar primeiro com o Lula falando sobre a tentativa de golpe e os atos do dia 8 de janeiro desse ano.
00:29Depois de uma negra catadora de papel colocar a faixa no meu pescoço, eles esperaram uma semana e tentaram dar um golpe, porque o que houve aqui foi uma tentativa de golpe, uma tentativa de golpe por gente preparada.
00:45Eu não sei se o ex-presidente mandou, o que eu sei é que ele tem culpa porque ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para poder garantir a democracia.
01:04Deixa eu começar com a Júlia rapidinho aqui, porque a Júlia está no meio da reportagem, então quanto mais tempo eu segurar lá no estúdio, menos a gente vai conseguir ter nosso material aqui na redação.
01:23Júlia, só para a gente falar rapidinho, me parece que com esse tipo de discurso do Lula, fazendo uma acusação direta à bancada bolsonarista, aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro,
01:38me parece que o Lula insiste naquela tese do PT contra todo mundo e abandona um pouco o que ele pregou muito na campanha de fazer um governo de pacificação nacional.
01:49É por aí mesmo ou você tem uma outra visão desse discurso dele de hoje?
01:54Acho que tem dois pontos que vale a gente ponderar nesse quesito.
02:01Um é o Lula personagem para uma claque, então ele falou sim para eleitores dele e se a gente observar os discursos do presidente desde os atos do 8 de janeiro,
02:13é um discurso que ele cresceu em tom, é um discurso mais firme, é um discurso no sentido mais punitivo.
02:20Hoje, quando, assim que o evento começou, só para vocês terem ideia de como é que estava o ambiente,
02:26o presidente foi recebido sob gritos de bom dia, presidente.
02:30Bom dia, presidente era um grito que, enquanto ele estava preso em Curitiba,
02:34os apoiadores do presidente iam para a frente do presídio para gritar,
Seja a primeira pessoa a comentar