00:00Se falou de 6 bilhões devolvidos, a gente tem uma cifra um pouco maior, que me parece que é 14 ou 15 bilhões de dinheiro que ainda precisa ser devolvido, e o que me chamou a atenção foi justamente que ele destacou que vários órgãos foram, vamos dizer assim, turbinados,
00:23tiveram um mandato para poder executar aí as suas missões, seja na área administrativa, na controladoria, seja na área da persecução penal, que o Ministério Público teve independência, que o QPF também, etc, etc, etc.
00:40E quando ele é questionado justamente sobre Messalão e Petrolão, ele parece tentar se desfazer de qualquer responsabilidade, se afastar de qualquer responsabilidade,
00:55sendo que a própria Lava Jato mostrou como eram feitas as indicações desses diretores, todas ali em parceria, inclusive com os partidos, na ocasião MDB e PP,
01:11e tudo sendo subordinado, tudo passando pelo seu próprio gabinete.
01:16E há também relatos e provas que foram entregues confirmando encontros do Lula com alguns desses diretores, especialmente o caso do Renato Duque, com quem ele até se reuniu para questionar se tinha contas no exterior, etc e tal.
01:34O Lula está sempre tentando dizer, tentando se afastar da responsabilidade que ele tem sobre as coisas, assim como ele faz com o Triplex, que não é dele, mas que tinha até a escova de dente dele lá no banheiro,
01:48ou com o Sítio de Atibaia, que ele tem foto dele com o executivo da OAS, que foi o responsável por planejar a reforma do sítio, a parte lá do Lago das Carpas, enfim.
02:02É sempre essa tentativa de não se responsabilizar.
02:07Cláudio, eu tenho duas respostas em relação a isso. A primeira é, imagina que você se torna síndico do teu condomínio e que você passa a gerenciar todo o dinheiro dos seus vizinhos no teu condomínio, no teu prédio, no teu bairro,
02:19você passa a gerenciar o dinheiro dessas pessoas. E para gerenciar, você chama grandes amigos teus que passam a ser parceiros teus, sócios nesse empreendimento de gerenciamento.
02:28Aí, de repente, você descobre que aquela pessoa que você chamou, que está do teu lado, está roubando as pessoas. O que você faz com isso?
02:37Você vai denunciar essa pessoa, você vai querer que essa pessoa seja presa, você vai se afastar dessa pessoa e você jamais vai chegar de novo perto dela.
02:45E você vai tomar cautelas para que isso jamais volte a acontecer perto de você.
02:49O que aconteceu no governo Lula? Quem foi condenado pelo Mensalão foi José Disseu, foram tesoureiros do Partido dos Trabalhadores e ele jamais virou as costas para essas pessoas.
03:00Pelo contrário, ele seguiu abraçando essas pessoas, do lado dessas pessoas, apoiando essas pessoas.
03:07E mais, o mesmo escândalo se repetiu e voltou a acontecer com as pessoas do lado dele.
03:13E ele continuou a apoiar essas pessoas, ele continuou a abraçar essas pessoas.
03:18Tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, braço direito José Dirceu e várias outras pessoas.
03:24Palocci condenado, Vacari condenado, várias pessoas vinculadas a ele condenado e ele jamais virou as costas.
03:32Se você conhece a realidade e você está lá gerenciando dinheiro daquelas pessoas no teu prédio, ou você vê alguém gerenciando dinheiro e alguém do lado roubando e essa pessoa protegendo, abraçando.
03:45O que você diz?
03:47Todo mundo entende o que está acontecendo.
03:49Todo mundo sabe o que está acontecendo.
03:51E mais, eu vou fazer uma segunda pergunta.
03:52A minha segunda resposta é, faça uma reforma na sua casa e liga para a OAS, liga para o Debrecht, que constrói pontes, que constrói refinarias e que constrói estradas.
04:04E que jamais fazem reforma em apartamento e reforma em sítio.
04:07Chama eles para fazer uma reforma no seu apartamento, chama eles para fazer uma reforma no seu sítio e veja a risada que você vai ouvir do outro lado da linha.
04:15Mas, no caso do Lula, a gente teve reforma de OAS e reforma de Debrecht.
04:19Para bom entendedor, está muito claro o que aconteceu.
04:22Agora, para quem quiser se debruçar, como fizeram vários magistrados isentos de diferentes instâncias, as provas são todas lá nos autos.
04:30Assim como as condenações por desvio de dezenas de milhões e pela lavagem de dinheiro por meio de sítio de Atibaia, por meio de triplex, fazendo dinheiro.
04:39Uma parte desse dinheiro chegar ao ex-presidente Lula, segundo as condenações.
04:43E mais, tinha uma terceira ação penal que foi anulada pelo Supremo que ainda ia ser julgada, que mostra o dinheiro circulando e voltando para comprar o apartamento do lado do apartamento do Lula,
04:54em que ele morava em São Bernardo do Campo, e que era utilizado por ele, e que não estava no nome dele.
05:00Que coincidência, né?
05:02O dinheiro circulado em preteira e parado no apartamento do lado, e ele que usava aquele apartamento, e ele não conseguiu comprovar que ele pagava aluguel.
05:09Olha, falava que era pago em espécie o aluguel.
05:13As provas estão lá, são abundantes, só não vê quem não quer, só não acredita quem não quer acreditar.
05:19E a minha preocupação é com aqueles que não querem acreditar, ou com aqueles que não se informam adequadamente.
05:24Nós vivemos um déficit educacional no Brasil, a gente tem um déficit de cidadania,
05:29a gente precisa que as pessoas se informem, que abram os olhos, porque eu não quero continuar a ser roubado.
05:35Eu não quero ver se repetir os mesmos escândalos, grandes escândalos do passado,
05:40que foram uma vergonha para o Brasil, diante de todo mundo.
Seja a primeira pessoa a comentar